Política Titulo Conheça os candidatos
Eleição da mesa diretora da Câmara movimenta bastidor em São Bernardo

Aurélio e Joilson Santos já se colocam como candidatos à presidência da Câmara em 2025; Danilo Lima é cotado para permanecer no cargo

Angelica Richter
10/11/2024 | 09:49
Compartilhar notícia
FOTO: Andre Henriques/DGABC


Os bastidores da disputa pela presidência da Câmara de São Bernardo estão movimentados. Os vereadores reeleitos José Aurélio Bacelar de Paula, o Aurélio (Podemos), e Joilson Santos (PRTB) já se colocaram como candidatos. Ambos representam partidos que integraram a coligação que elegeu prefeito Marcelo Lima (Podemos), primo do atual chefe do Legislativo, Danilo Lima (Podemos) – que, nos bastidores, está cotado para permanecer no comando da Casa.

Aurélio afirmou ao Diário que não vê problemas caso Danilo Lima, da mesma sigla, queira continuar na presidência. “O Podemos é o partido que fez mais vereadores (cinco). Acho importante ter mais nomes concorrendo ao comando da Câmara. Aí, o mais preparado, com certeza, será escolhido”, pontuou o podemista, que vê espaço para melhorias na Casa. “Hoje está nota 8. Pode melhorar.”

À reportagem, Danilo não confirmou a intenção de concorrer novamente à presidência. Porém, nos bastidores, a informação é de que o podemista quer continuar no cargo porque, como neste biênio focou nas eleições, daqui para frente poderia se dedicar a melhorar sua gestão.

Para Joilson Santos, a mesa diretora precisa de renovação. O vereador destacou a importância da alternância de poder. “Defendo que toda a mesa seja renovada, não apenas a presidência. Entendo que a atual composição teve um mandato apagado. O presidente se relacionou pouco com os colegas. Então, não vejo com boa ou má a atuação (da atual mesa)”, afirmou.

Os vereadores Fran Silva (Avante) e Ivan Silva (PRTB), líder de governo na Casa, também defendem a renovação dos integrantes da mesa diretora. Para o parlamentar do Avante, que ainda estuda a possibilidade de colocar seu nome na disputa, os 28 vereadores têm o direito de concorrer ao posto. 

“Nada contra o atual presidente, mas precisamos renovar. Temos de dar chance a outros vereadores de compor a mesa diretora. É sadia a alternância de poder. Tivemos um avanço sob a gestão do Danilo, mas há muito o que melhorar. Por isso é importante a renovação”, destacou.

Ivan Silva considera legítima uma possível recondução de Danilo Lima ao cargo, mas acredita que a renovação é benéfica. Também afirmou que, de dentro da base de apoio do prefeito eleito, pode sair um nome convergente para a disputa da presidência da Casa. “Em São Bernardo, a base não racha. Então, creio que chegaremos, sim, a um nome de consenso.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;