Política Titulo Projeto de lei
Alex Manente propõe Programa Nacional de Saúde Preventiva

Iniciativa do deputado federal prevê a execução de ações diferentes para cada região e fase da vida

Da Redação
08/11/2024 | 08:50
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC
FOTO: Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O deputado federal Alex Manente (Cidadania), prefeiturável derrotado no 2º turno em São Bernardo, apresentou esta semana projeto de lei que visa instituir o Programa Nacional de Saúde Preventiva no SUS (Sistema Único de Saúde), com o objetivo de prevenir doenças e promover a saúde de acordo com as demandas e necessidades demográficas da população brasileira. A iniciativa também visa promover ações de prevenção, redução de riscos e promoção da saúde no SUS, voltadas a atender às demandas e necessidades da população brasileira.

Segundo a proposta, o programa será executado em todos os níveis do SUS e visa desenvolver ações de saúde preventiva com enfoque especial nas diferentes fases da vida, considerando as especificidades regionais e sociais de cada território. As ações do programa serão realizadas por meio de articulação entre governo federal, Estados e municípios, visando à integração das redes de atenção à saúde. 

Dentre os objetivos da proposta está a redução da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, e doenças cardiovasculares, por meio de ações preventivas, e realizar campanhas de conscientização e promoção de hábitos saudáveis, incluindo alimentação adequada, prática regular de atividade física e controle do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias prejudiciais, além de fortalecer a atenção primária para a detecção precoce de doenças e condições de risco, promovendo acesso a tratamento preventivo. 

“O investimento na criação de planos e estratégias de gestão e desenvolvimento, tendo como base a medicina preventiva, é primordial e cada vez mais necessário para que se troque o incentivo corriqueiro à prática de ações remediadoras para o hábito da adoção de métodos de prevenção na comunidade. Assim, recursos antes usados em tratamentos de altos custos dos serviços do SUS serão aplicados com mais eficiência e eficácia, proporcionando uma saúde pública com alto nível de investimento para todos os usuários do SUS”, disse Manente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;