Internacional Titulo
Furacão Frances atinge Bahamas e segue para Flórida
Da AFP
02/09/2004 | 13:58
Compartilhar notícia


O furacão Frances, de categoria 4 na escala Saffir-Simpson (até 5), atingiu as Bahamas e as ilhas Turks e Caicos, e agora segue para a Flórida (sudeste dos EUA), onde as autoridades já declararam estado de emergência, ordenaram evacuações e fecharam escolas.

"Ainda não existe certeza de que o furacão atingirá a área, mas prefiro prevenir do que lamentar", declarou o prefeito do condado de Miami-Dade, Alex Penelas, depois de anunciar a ordem de evacuação.

"O perigoso furacão Frances ataca as ilhas Turks e Caicos e as Bahamas", informou na última quarta-feira o NCH (Centro Nacional de Furacões) de Miami.

O Departamento de Estado divulgou um alerta, pedindo aos cidadãos americanos que abandonem as Bahamas e a ilha Caicos. Além disso, ordenou a todo pessoal não essencial de suas embaixadas, assim como os familiares, que saiam das ilhas.

Um alerta de furacão foi emitido para a costa sudeste da Flórida. O aviso cita a possibilidade de ventos de pelo menos 119 km/hora dentro das próximas 36 horas.

O Frances, com ventos de 235 km/hora, derrubou árvores, arrancou telhados e causou apagões em Grand Turk.

Às 5h locais desta quinta-feira (6h de Brasília), o olho do Frances estava 95 km ao norte da ilha Mayaguana, nas Bahamas, e 835 km ao leste-sudeste de Palm Beach (Flórida).

O furacão seguia em sentido oeste-noroeste a 20 km/hora, e deve continuar assim nas próximas 24 horas.

A Flórida ainda se recupera da destruição causada no início de agosto pelo furacão Charley, que deixou 20 mortos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;