Nacional Titulo
Novo inquérito apura morte do juiz Leopoldino
Do Diário do Grande ABC
29/12/1999 | 17:42
Compartilhar notícia


O diretor-geral da Polícia Federal, Agílio Monteiro Filho, determinou nesta quarta-feira a abertura de um novo inquérito para apurar o assassinato do juiz de Cuiabá Leopoldino Marques do Amaral, encontrado morto no início de setembro no Paraguai - um mês depois de ter denunciado uma rede de corrupçao no Tribunal de Justiça do Mato Grosso. O nome do delegado que vai presidir o inquérito será divulgado segunda-feira (03), acatando pedido da Justiça Federal e da Procuradoria-Geral da República no estado.

Tanto o Ministério Público Federal como a Justiça Federal discordam do inquérito apresentado no último dia 10 pelo delegado paulista José Pinto de Luna, segundo o qual nao haveria mandante para o crime. Embora a PF tenha encerrado o caso que durou 98 dias - 100 agentes policiais e 12 delegados tentaram elucidar o crime -, as investigaçoes voltam à estaca zero.

O inquérito apontou apenas a escrevente Beatriz Arias e o seu tio, o taxista Marcos Peralta, como os autores do crime por motivo "torpe". A própria Beatriz admite que mentiu para a PF em vários depoimentos. Seu advogado, José Marcílio Donegá, sustenta que sua cliente foi "pressionada" durante os depoimentos na sede da PF.

Cinco agentes policiais da equipe do delegado José Pinto de Luna começaram a ser ouvidos nesta quarta-feira em Cuiabá pelo juiz federal Jeferson Schneider e o procurador-geral da República em Mato Grosso José Pedro Taques, como testemunhas de acusaçao contra Beatriz Arias e o seu tio.

Foram eles quem prenderam a escrevente, localizaram objetos pessoais do juiz e acompanharam todo o inquérito. A imprensa nao teve acesso aos depoimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;