Internacional Titulo
Espanhóis e japoneses se opõe à guerra, dizem pesquisas
Do Diário OnLine
Com AFP
10/02/2003 | 17:22
Compartilhar notícia


Embora o governo espanhol de José María Aznar apóie os Estados Unidos em uma eventual intervenção militar contra o Iraque, a população daquele país parece não estar tão convencida da necessidade de uma guerra.

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela rádio madrilena Cadena Ser aponta que 90% dos espanhóis se opõem a uma ação contra o Iraque e somente 2% são favoráveis. Os 7% restantes não se pronunciaram.

Setenta por cento dos consultados afirmaram que as provas apresentadas na última quarta-feira no Conselho de Segurança da ONU pelo secretário de Estado americano, Colin Powell, não os convenceram de que o Iraque possui armas de destruição em massa.

Levando em conta tais provas, 84% dos espanhóis não apoiariam um ataque, mas 5% seriam a favor. Sessenta e cinco por cento dos consultados rejeitariam um ataque contra o Iraque mesmo com o apoio da ONU.

O levantamento foi realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro e mil pessoas foram consultadas.

Japão - Assim como os espanhóis, cerca de 80% dos japoneses se opõem a um ataque militar no Iraque, segundo uma pesquisa da agência de notícias Kyodo divulgada nesta segunda-feira. Apenas 15,5% expressaram apoio a uma campanha.

A pesquisa foi realizada no final de semana com 1.017 pessoas. Quase cinqüenta por cento dos pesquisados disseram que o governo japonês não deve apoiar uma ação militar contra o Iraque, enquanto 20,9% disseram que sim.

O Japão não é atualmente membro do Conselho de Segurança da ONU, que tem cinco membros permanentes – com direito de veto - e dez eleitos pela Assembléia Nacional da ONU por períodos de dois anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;