Internacional Titulo
Viúva de Rabin faz apelo a Barak e Arafat
Do Diário do Grande ABC
18/07/2000 | 14:38
Compartilhar notícia


Leah Rabin, viúva do primeiro-ministro Yitzhak Rabin, signatário dos acordos de Oslo de 1993, lançou um emocionado apelo aos chefes israelense, Ehud Barak, e palestino, Yasser Arafat, para que aproveitem a oportunidade de conseguir a paz.

Em uma carta publicada esta terça-feira no New York Times, a sra. Rabin escreve a Barak: "Ehud, caminha sobre os passos de Begin para concluir o caminho percorrido por Yitzhak". Begin, ex-primeiro-ministro israelense, negociou em 1978 os acordos de paz de Camp David com o Egito.

"Rezamos para que consiga forjar um acordo que será benéfico para as duas partes, apesar da complexa situaçao que enfrenta. Acreditamos em sua flexibilidade e em sua criatividade", escreveu a Barak, que participa desde o último dia 11 em Camp David em uma reuniao de cúpula israelo-palestina para conseguir um acordo de paz.

A viúva de Rabin, assassinado em novembro de 1995 por um extremista judeu, junta à sua carta declaraçoes de sua filha Dalia Rabin-Pelossof. "A juventude israelense te deu um mandado de paz. Nao deixe que seu espírito vacile ante os que desceram do barco da paz", escreveu a jovem.

Leah também mandou uma mensagem ao líder palestino: "Presidente Arafat, nos momentos mais dolorosos da minha vida e da vida da Naçao, veio consolar-me. Veio e beijou meus filhos. Vestiu luto comigo e com Israel. Tem poder de acabar com esse duelo e de realizar o sonho de tua naçao e da minha".

"Seja flexível, você e Ehud Barak sao dois líderes valentes, capazes de chegar a paz. Nao deixem escapar esta oportunidade", concluiu a sra. Rabin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;