Política Titulo Fora do papel
Auricchio entrega 51
obras só em 2011

O petebista irá deixar cerca de 200 obras além do prometido
na campanha eleitoral; plano de governo está 80% concluído

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
17/06/2012 | 07:16
Compartilhar notícia


Programas de governo são apresentados em todas eleições como a Bíblia do candidato. Algo que será seguido com afinco e compromisso durante os quatro anos em que o eleito estiver no comando do Executivo. No entanto, a realidade é um pouco diferente. Muitos desses documentos recheados de promessa acabam se tornando verdadeiras obras de ficção, esquecidos em gavetas de gabinetes e obsoletos.

Em São Caetano, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) tenta contrariar a tese. O petebista irá deixar cerca de 200 obras além do prometido na campanha eleitoral. Somente em 2011, foram 51 entregues e mais 24 intervenções estão em fase de finalização para ainda este ano. "O gestor tem de ter essa válvula, esse espaço para captar e entender a demanda. Ao longo do mandato atualizamos demandas também", explica o prefeito.

Levando em conta as propostas oficializadas pelo programa de governo, foram 286 itens prometidos em 2008 quando o petebista disputou reeleição. Apenas 61 deles ainda não foram executados. Em porcentagem, o compromisso do prefeito com as promessas eleitorais beiram os 80%, restando ainda sete meses de mandato. "Acho que ainda dá para fazer mais. Tem muita coisa que ainda vamos fazer. Demonstramos trabalhar com planejamento", avaliou Auricchio.

O petebista fez questão de agradecer a equipe e a população que o ajudou a produzir um programa de governo que ele classifica de ‘factível'. "Foi um plano de governo real, que tivemos capacidade de executar." Auricchio disse não ter frustração quanto a uma obra que gostaria de ter feito e não fez. "Gostaria de ter ampliado mais alguns programas."

A obra de mais valor, segundo ele, foi a construção do Cecape (Centro de Capacitação do Profissionais da Educação). O local foi inaugurado em novembro do ano passado e demandou investimento de cerca de R$ 12 milhões dos cofres públicos.

Aproveitando o clima eleitoral, Auricchio também ressaltou as ações executadas pela ex-assessora especial de coordenação da Ação Social Regina Maura Zetone (PTB) - que será oficializada candidata à sucessão do prefeito em convenção partidária hoje - e destacou o programa Profamília. O projeto envolve série de benefícios sociais entrelaçados em praticamente todas as secretarias da administração e se tornou obra central de seu governo. "É um patrimônio dela (Regina) também. Até porque ela participou ativamente desse processo que compreende a carreira dela", relatou Auricchio, que ainda garantiu que Regina, se eleita, finalizará os 20% do programa de governo ainda não concluídos.

 

Gestão coleciona benfeitorias em todas as vertentes

 

A coleção dos 80% do programa de governo concluídos em São Caetano reserva obras de destaque em todas as vertentes da administração. Na educação, por exemplo, o governo de José Auricchio Júnior (PTB) modernizou as salas de aula com netbooks e lousas interativas. Além de definir que 35% do Orçamento fosse destinado para a área - 10% acima do que determina a Constituição Federal.

Equipamentos como o Ambulatório de Alta Resolutividade, a Farmácia Popular, o Centro de Oncologia e Hemoterapia, o Hospital de Olhos, o Centro de Especialidades Médicas marcaram a gestão, sem contar com a instalação do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem e a reabertura do Hospital São Caetano.

Na área social, o programa Profamília fornece 17 tipos de benefícios de auxílios a quase todas as outras secretarias do governo. A Prefeitura estima que 15 mil famílias são atendidas e a transferência de renda chega a R$ 45 milhões.

Uma das principais reclamações do munícipe é a Segurança Pública. A administração promoveu concurso público e aumentou o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal), renovou a frota de veículos e entregou uma nova sede da guarda no bairro Mauá. Além de ter criado o pelotão Bike e a instalação de diversas câmeras por todo o território da cidade.

Talvez o feito de mais destaque da gestão Auricchio foi coletar e tratar 100% do esgoto produzido no município. A meta foi alcançada em 2009 e ganhou repercussão nacional. A programação de Auricchio era atingir essa meta em 2008, seu primeiro ano do segundo mandato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;