Política Titulo
Ramon pedirá repasses do Fundef durante encontro em Brasília
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
03/02/2003 | 23:19
Compartilhar notícia


O prefeito de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez (PT), aproveitará o encontro nacional entre prefeitos e ministros do governo federal, agendado para a semana que vem (dias 11 e 12) em Brasília, para se encontrar com vários representantes ministeriais. O objetivo será o de realizar uma intensa articulação no sentido de captar recursos.

Em reunião com um dos representantes do ministro Cristóvam Buarque (Educação) ele pedirá, entre outros assuntos, para que os repasses do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) sejam feitos para Rio Grande da Serra. Com os ministros ligados à proposta da reforma tributária, ele pretende levar críticas ao atual sistema e dar sugestões.

Nesta segunda, na reunião do Consórcio Intermunicipal, o prefeito lamentou que o repasse do Fundef nunca tenha sido feito para seu município. “Nunca recebemos por causa do número de alunos”, disse Ramon. “E as notícias não são nada animadoras”, referindo à não-disposição para o repasse. “É importante esta verba para o município. Na semana que vem, vou conversar com um representante diretamente indicado pelo Cristóvam Buarque (Ministro da Educação), que eu ainda não sei quem é, para tratar do tema”.

Ramon acredita que a reforma tributária será fundamental para as cidades. O prefeito quer alertar o governo Lula para que a pretendida redistribuição das contribuições seja mais equânime. Ele usou como comparação os municípios de Paulínia, com 50 mil habitantes e uma grande refinaria dentro de suas dependências, e Rio Grande da Serra, que possui 50 mil e com potencial industrial pequeno. “Rio Grande tem um repasse per capita de ICMS de R$ 72 e Paulínia recebe R$ 3,2 mil. Isso é uma disparidade. A divisão tem de valorizar as pessoas e não se a cidade está cheia de indústrias".

O encontro nos dias 11 e 12 deverá reunir vários prefeitos do Grande ABC. Não há a confirmação de todos ainda, mas há a projeção de que a maioria vá à capital federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;