Editorial Titulo Editorial
Nada 'aceitável'
Da Redação
15/09/2024 | 08:11
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

A declaração da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, classificando como “aceitável” a superlotação nos CDPs (Centros de Detenção Provisória) do Grande ABC, causa espanto e indignação. Trata-se de realidade grave, confirmada em três das quatro unidades da região, conforme revelado por reportagem do Diário. Tal situação, que deveria ser motivo de ação imediata, foi tratada com aparente descaso, o que levanta dúvidas sobre a prioridade dada à Segurança Pública e à dignidade dos encarcerados pelo governo paulista. O ambiente caótico torna praticamente impossível oferecer condições mínimas de recuperação aos presos, além de comprometer a vida dos funcionários.

Gilberto Antônio da Silva, secretário-geral do sindicato dos servidores do setor, reforça a gravidade da situação ao apontar o aumento da violência contra os agentes penitenciários, além do risco de motins e tentativas de fuga. Tais episódios, já preocupantes, tendem a se agravar com a manutenção desse cenário de excesso populacional carcerário. A superlotação não apenas potencializa conflitos internos, mas também coloca em xeque a própria capacidade do sistema de administrar os detidos de forma segura e humana. Ignorar os alertas de quem está na linha de frente dessa crise é um erro que pode ter consequências severas, tanto para os funcionários quanto para a sociedade como um todo.

Diante desse quadro alarmante, é inadmissível que a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária normalize uma realidade que beira o colapso. A alegação de que a situação é “aceitável” demonstra uma preocupante desconexão com os desafios enfrentados diariamente pelos servidores e detentos. A superlotação deveria ser reconhecida como um problema a ser combatido com políticas públicas eficazes, voltadas para a melhoria das condições das unidades prisionais, o respeito aos direitos humanos e a segurança dos envolvidos. A persistência desse cenário, sem uma resposta firme do governo paulista, só tende a aprofundar uma crise que já ultrapassou os limites do tolerável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;