Alunos de Etecs e Fatecs poderão fazer cursos de espanhol ou inglês; candidaturas vão até dia 29
O prazo de inscrições para a edição 2024 do Intercâmbio CPS (Cultural do Centro Paula Souza) foi prorrogado até 29 de setembro. Ele oferece 333 bolsas de estudo para cursos de língua espanhola ou inglesa em instituições de ensino da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Serão beneficiados estudantes das Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) estaduais com melhor aproveitamento acadêmico.
As candidaturas devem ser feitas exclusivamente pela página da ARInter (Assessoria de Relações Internacionais) do CPS (https://arinter.cps.sp.gov.br/).
Do total de bolsas de estudo, 243 serão destinadas às Etecs, sendo três vagas para alunos de cursos técnicos na modalidade de educação à distância. Nas Fatecs, serão selecionados 90 alunos, sendo quatro vagas para estudantes matriculados em cursos à distância e três para alunos da AMS (Articulação da Formação Profissional Média e Superior). Nas Etecs, podem se candidatar jovens matriculados na segunda série dos ensinos médio ou integrado ou no segundo módulo dos cursos técnicos. Já nas Fatecs, o estudante precisa ter um PP (Percentual de Progressão) de Intercâmbio de 50 a 75% (informação disponível no Siga, Sistema Integrado de Gestão Acadêmica do aluno), com exceção da Fatec de Esportes, localizada na Capital, que iniciou as atividades no segundo semestre de 2023, na qual o percentual será de 14 a 50%.
O intercâmbio prevê um curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, com duração de quatro semanas, com as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante e para entrada nos Estados Unidos, ajuda de custo e tag de identificação das malas.
Caberá ao participante providenciar e custear documentos pessoais necessários para a viagem, como passaporte e custos de deslocamento para obtenção do visto americano. Os embarques estão previstos para o primeiro semestre de 2025.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.