Alheia a tudo e a todos, Maria do Carmo sobrevive em uma cama com colhao especial por causa das escaras pelo corpo, só se alimenta por sonda e nao ouve ou fala.
O aniversário de Maria do Carmo foi no domingo. Seu registro de nascimento é de uma igreja de Carmo de Minas, onde ela nasceu em 1871. Apesar das evidências e provas, como o registro na igreja e testemunhos de pessoas com mais de 90 anos, Maria do Carmo ainda nao conseguiu entrar oficialmente para a lista Guiness, livro que registra recordes internacionais.
Segundo Bernadete Bernardo Guimaraes, que foi criada por Maria do Carmo, a família recebeu o pedido do próprio Guiness para que ela constasse como a mulher mais velha do mundo, mas os organizadores fizeram uma série de exigências, que já foram cumpridas parcialmente. ``Antigamente só havia registros na igreja', lembra ela, contando que a Justiça teve que dar uma declaraçao sobre a autenticidade do documento. Quem cuida do processo junto ao Guiness atualmente sao padres da cidade.
Maria do Carmo sofreu dois derrames em 1997 e nunca se recuperou. Pouco antes, ela realizou desejos como o de ser recebida pelo papa, em sua segunda visita ao Brasil. Muito religiosa e devota de Nossa Senhora Aparecida, a ex-escrava nunca se casou, vivendo desde l942 na casa dos Bernardo Guimaraes, em Itajubá, onde foi babá de 13 filhos da dona da casa.
Bernadete Guimaraes contou que Maria do Carmo está muito debilitada, apesar de seu estado ser estável. Ela pesa menos do que 30 quilos e nao tem consciência da vida ao seu redor.
Durante as enchentes do final do ano passado, a família passou por momentos de muita afliçao. A casa foi inundada e Maria do Carmo teve que ser retirada com urgência da residência pelo Corpo de Bombeiros. Ela passou o período das chuvas na Santa Casa de Misericórdia.
Na volta à casa, o drama da ancia nao foi menor. A família que cuida de Maria do Carmo perdeu quase tudo com a enchente, que deixou debaixo 70% de Itajubá. ``Estamos com muitos problemas, por isso também nao pudemos fazer qualquer comemoraçao para ela', afirma Bernadete Guimaraes.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.