Internacional Titulo
Tempestade afunda cinco navios no Mar Negro
Da AFP
11/11/2007 | 21:51
Compartilhar notícia


A violenta tempestade que atingiu neste domingo o Mar Negro afundou cinco navios russos, sendo quatro cargueiros e um navio-tanque que se partiu em dois, provocando o vazamento de pelo menos 1,3 mil toneladas de petróleo e podendo desencadear uma catástrofe ecológica na região.

O último navio a naufragar foi o cargueiro "Kovel", de bandeira russa, que transportava enxofre. O Kovel afundou no estreito de Kertch, que separa a Criméia da costa russa, informou o ministério russo de Situações de Emergência, citado pela agência Rio Novosti.

O cargueiro começou a fazer água depois de bater contra um outro cargueiro russo, o Volnogorsk, que transportava 2,4 mil toneladas de enxofre e também afundava.

A tripulação do Kovel foi resgatada num barco de salvamento. No total, 34 pessoas que estavam a bordo dos quatro cargueiros russos foram salvas. Já os oito membros da tripulação do navio-tanque Nakhitchevan estão desaparecidos.

O paradeiro de 15 pessoas que estavam a bordo do cargueiro “Hadj Ismaïl”, que naufragou perto de Khersones (Criméia, Ucrânia), ainda é desconhecido, indicou um responsável do ministério ucraniano de Situações de Emergência, Valeri Strelets.

Dois membros da tripulação do Hadj Ismaïl foram resgatados e hospitalizados em Sebastopol.

No total, 13 barcos e quase 150 pessoas participam dos trabalhos de busca no Mar Negro, segundo a agência Interfax.

Na Rússia, uma investigação foi iniciada para averiguar a "poluição do mar" após os naufrágios.

A investigação vai verificar como os capitães dos navios e os responsáveis dos portos agiram diante da tempestade, indicou Elena Velikova, uma autoridade de Krasnodar, no sul da Rússia, citada pela agência Itar-Tass.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;