Deputado estadual teve contas rejeitadas e, segundo Promotoria, não pode disputar eleição para prefeito de Mauá
ouça este conteúdo
|
readme
|
O MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu a impugnação da candidatura do deputado estadual Atila Jacomussi (União Brasil) a prefeito de Mauá. Segundo a Promotoria, o parlamentar teve contas do exercício de seu primeiro mandato, de 2017 a 2020, rejeitadas pela Câmara. A solicitação ainda vai ser julgada pela Justiça Eleitoral. Em rede social, o político disse estar "tranquilo" e que seu nome estará na urna em outubro.
Segundo a promotora Tássia Ismênia da Rocha Silva, Atila se encontra com restrição à sua elegibilidade porque a legislação impede as candidaturas de políticos que “tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”.
Atila teve todas as quatro contas de seu mandato, relativas aos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, rejeitadas pelos vereadores, que seguiram parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado). O deputado estadual tentou anular a decisão da Câmara Municipal na Justiça, alegando cerceamento à sua defesa, mas recentemente o STF (Supremo Tribunal Federal) negou provimento à ação.
O MPE ainda menciona na representação que Atila responde a processos. Então prefeito de Mauá, o atual deputado estadual chegou a ser preso em duas oportunidades, acusado de fraudar contratos e desviar dinheiro público. “Não fosse só, na certidão do cartório distribuidor apresentada pelo pretendente a candidato (...), constam 4 registros, 2 criminais e 2 a respeito de ações civis públicas, mas não se verifica nos autos as respectivas certidões de objeto e pé, documentos indispensáveis”.
Atila não atendeu aos telefonemas da reportagem do Diário para comentar a manifestação do MPE. Em postagem em rede social, ele classifica as acusações de "velha história" e reafirma que vai concorrer em outubro. "Toda eleição é a mesma coisa e o povo não aguenta mais tanta mentira. Os adversários entram com um monte de processos para falar que eu não serei candidato, e adivinhem: aqui estou eu, deputado estadual, eleito, em pleno mandato e candidato a prefeito! Eles não cansam de espalhar mentiras e fake news para tentar enganar o povo. Estou tranquilo, quem faz isso está desesperado e com medo, pois sabe que o povo tá com Atila!"
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.