Nacional Titulo
Empresa indeniza funcionário soropositivo após demiti-lo
Do Diário do Grande ABC
13/06/2000 | 13:08
Compartilhar notícia


Um tribunal japonês decidiu condenar uma empresa que demitiu um brasileiro de 35 anos, após submetê-lo a um teste de HIV sem a sua autorizaçao, informa nesta terça-feira o diário The Yomiuri Shimbun. O teste deu resultado positivo. O tribunal do distrito de Chiba ordenou que a empresa Takigawa Kagaku Kogyo e o diretor do Hospital Ichikawa Higashi Byoin, que conduziu o teste, paguem uma indenizaçao de cerca de US$ 60 mil ao brasileiro, de descendência japonesa, que nao foi identificado, e que foi demitido pela empresa.

"Realizar o teste sem a autorizaçao dele foi uma invasao de privacidade", disse o juiz Naomi Ichimiya. "Em conseqüência, ele sofreu uma séria angústia mental e foi demitido porque era HIV positivo."

A empresa havia contratado o brasileiro em setembro de 1997. Em novembro do mesmo ano, após conduzir o exame de saúde rotineiro entre seus funcionários, submeteu uma amostra de seu sangue a um teste de HIV, sem o seu consentimento.

Segundo o diário japonês, o chefe do brasileiro na empresa abriu o envelope com o resultado do teste e decidiu demiti-lo pois temia que a presença de um funcionário HIV positivo poderia ser prejudicial à imagem da Takigawa Kagaku Kogyo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;