Economia Titulo
Empresas de telefonia devolverao cobrança do aumento da Cofins
Do Diário do Grande ABC
17/12/1999 | 18:46
Compartilhar notícia


As empresas de telefonia fixa e celular terao que devolver para os seus assinantes a cobrança do aumento da Contribuiçao para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) de 2% para 3%, que começou a vigorar em fevereiro. A Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel) abriu processo sancionatório contra 18 empresas, entre elas a Telemar, a Telefonica e a Tele Centro-Sul, que estavam repassando para os usuários o aumento. Em comunicado enviado as empresas no início do ano, a Anatel afirmou que "o repasse para as tarifas de público nao é cabível, porque as prestadoras poderao compensar, no futuro, o valor recolhido".

O presidente da Anatel, Renato Guerreiro, afirmou que até o próximo dia 31 está proibido o repasse do aumento da Cofins. Porém, com a decisao do governo de acabar com a possibilidade de as empresas compensarem o aumento de 1% da Cofins, na Contribuiçao Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), a partir de janeiro do próximo ano, as operadoras estao autorizadas a repassar o aumento do imposto para as tarifas telefônicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;