Setecidades Titulo
Diadema quer mapear nascentes
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
14/08/2009 | 07:48
Compartilhar notícia


Nascentes de Diadema começarão a ser mapeadas nos próximos dias e a "caça às águas" será feita com a ajuda da população. A Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançarão campanha para que os moradores da cidade ajudem a apontar a existência de faixas d'água próximas a suas casas.

"Principalmente os mais antigos (moradores) sabem onde estão localizadas essas nascentes, então, vamos distribuir cartazes e panfletos informando as pessoas sobre a campanha e como poderão participar", diz o assessor de meio ambiente da Saned, Ricardo de Souza.

A campanha durará pelos próximos três meses e deve aumentar a lista dos cursos d'água conhecidos em Diadema, que hoje são cinco: dois no bairro Eldorado, uma no Parque Takebe, um no bairro Casa Grande e um no Jardim Gazuza.

As nascentes identificadas serão vistoriadas por técnicos da companhia de saneamento que analisarão a vazão e a qualidade das águas. "A ideia é utilizar como fontes de água de reúso para regar jardins públicos, lavar ruas e galerias de água pluvial e redes de esgoto aquelas águas que não tiverem potencial para consumo", explica Souza.

A fiscalização do patrimônio hídrico natural do município ficará a cargo da Prefeitura que promete aumentar em 80% a equipe e fazer parceria com a guarda ambiental.

A Prefeitura se responsabilizará também pela recuperação da mata local, com o plantio de novas espécies para enriquecer e fortalecer todo o entorno das nascentes e para ajudar a preservação das áreas de proteção, além de promover trabalhos de educação ambiental com a comunidade para que ajude a recuperar e preservar as áreas de proteção permanente a serem detectadas no levantamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;