Internacional Titulo
México: novos massacres matam sete indígenas
Do Diário do Grande ABC
07/01/1999 | 15:25
Compartilhar notícia


Sete indígenas, entre eles uma menina, uma mulher grávida e um octogenário, foram assassinados, em algum casos com torturas, em Chiapas, revelou a procuradoria da justiça local.

Nesta quinta, o procurador do Estado de Chiapas informou que, na regiao de Los Altos, onde opera a guerrilha indígena zapatista, os seguranças de um proprietário rural assassinaram a golpes de facao duas mulheres, uma delas grávida, e uma menina de quatro anos. Um segundo informe da procuradoria revelou mais um homicídio múltiplo, na mesma regiao, no qual as vítimas foram três indígenas da etnia tzotzil, entre eles um anciao de 81 anos. Há pouco mais de um ano, os paramilitares massacraram em Acteal, na mesma regiao, 45 tzotziles, em sua maioria mulheres e crianças. Chiapas é um Estado pobre do Sul do México, com cerca de 50% de populaçao indígena e onde, desde janeiro de 1994, o Exército Zapatista de Libertaçao Nacional (EZLN) desencadeia operaçoes de guerrilha lideradas pelo subcomandante Marcos. Com o aparecimento dos zapatistas, começaram a surgir grupos paramilitares, que praticam os mais diversos delitos, como a chacina de Acteal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;