Astrônomos americanos descobrem novo planeta
Da AFP
06/11/2007 | 20:32

Cientistas americanos anunciaram nesta terça-feira a descoberta de um novo planeta orbitando uma estrela fora do nosso sistema solar, o que aumenta a esperança de que haja vida em outras partes do universo.

Pesquisadores do Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, informaram que um quinto planeta foi encontrado orbitando 55 Cancri, uma estrela situada a 41 anos-luz da Terra, na constelação de Câncer.

Geoff Marcy, astrônomo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, disse que a descoberta mostra que outro sistema solar semelhante ao da Terra pode ser achado do espaço.

"A relevância é maravilhosa. Sabemos agora que nosso sol e sua família de planetas não são incomuns. Isso mostra que nossa Via Láctea tem milhões de sistemas planetários e suspeitamos fortemente de que alguns desses sistemas escondem planetas como a Terra", disse.

O novo planeta tem 45 vezes a massa da Terra e parece ser semelhante a Saturno em sua composição e aparência.

O planeta realiza uma órbita de 260 dias em torno de 55 Cancri e se situa na "zona habitável" em torno da estrela, onde as temperaturas permitiriam a presença de água em superfícies sólidas.