Cultura & Lazer Titulo
Peça infantil 'Os Turroes' brinca com a teimosia
Do Diário do Grande ABC
27/04/2000 | 17:00
Compartilhar notícia


Depois de uma série de brigas, um casal de velhinhos portugueses faz uma aposta: quem levantar da cadeira ou falar primeiro terá de fechar uma porta que está batendo. A disputa vai bem até a chegada de três andarilhos que, fugindo da tempestade, procuram abrigo na casa e aproveitam para comer e beber de tudo, graças à imobilidade de Maria e José.

A forma como termina a aposta é o tema central do espetáculo infantil "Os Turroes", texto inédito de Tatiana Belinky inspirado em conto popular, que estréia sábado, às 16 horas, no Teatro Arthur Azevedo. A encenaçao é do Grupo Luz e Ribalta, da Cooperativa Paulista de Teatro, o mesmo que montou o recente "A Sopa de Pedra", também escrito por Tatiana, que ficou em cartaz durante mais de dois anos.

"Pretendemos, futuramente, montar outro texto da escritora para fechar a trilogia", comenta a atriz Tereza Convá, que fez a velhinha em "A Sopa" e, agora, divide a direçao com Antonio de Andrade em "Os Turroes", ao mesmo tempo em que continua com as apresentaçoes de "Crácula, Um Vampiro em Tempo de Aid"s. "Suas peças, além de formativas, sao muito engraçadas". A decisao do grupo é exemplar - Tatiana Belinky ajudou a fortalecer um estilo de linguagem para o teatro infantil, sem preconceito, exigindo apenas qualidade.

A escritora, que nasceu em Sao Petersburgo, na Rússia, e chegou a Sao Paulo com dez anos, é adepta de contar uma história com começo, meio e fim, além de marcar o contraste entre o vilao e o mocinho. A intençao é fazer a criança torcer mesmo. E, em "Os Turroes", é o que ocorre no início da peça, quando o casal começa a brigar, criando uma antipatia em contraste com os alegres andarilhos, que chegam cantando e dançando.

Emoçao sem exagero A composiçao lúdica continua na confecçao do cenário, planejado por Carlos Colabone, que contribui para a proposta do diretor de levar ao palco uma grande brincadeira de faz-de-conta. Colabone montou um espaço cênico a partir de malas e baús, criando espaços criativos. Também desenhou figurinos coloridos e alegres.

A encenaçao está sob responsabilidade de atores experientes à exigência infantil. Veterano no teatro e cinema, Cláudio Savietto faz par com Theodora Ribeiro, que volta aos palcos. Os andarilhos sao interpretados por Elder Fraga, que recentemente encenou "Barrela", Halei Rembrant e Paulo del Castro, ator com formaçao de circo que será responsável pelo números circenses do espetáculo.

Na direçao, Antonio de Andrade busca interpretaçoes sem exagero, que vao revelando aos poucos o contraste entre o clima de rivalidade do casal e a alegria dos andarilhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;