Política Titulo Eleições 2024
Renato Foresto anuncia Tati Tibério como pré-candidata a vice em Ribeirão
Artur Rodrigues
25/07/2024 | 15:45
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação

ouça este conteúdo

Pré-candidato a prefeito em Ribeirão Pires, Renato Foresto (PT) vai anunciar hoje, em reunião do diretório municipal do partido, Tati Tibério (PDT) como sua pré-candidata a vice. Tati se aproximou do candidato da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) recentemente, a partir da possibilidade de construção de uma chapa que unisse lideranças de esquerda da cidade. 

Segundo o PT de Ribeirão Pires, além do PDT, a Federação formada por Rede e Psol também devem subir no palanque de Renato.

A formação da chapa deve ser homologada no próximo domingo, na Câmara, a partir das 11h, quando também serão apresentados os pré-candidatos e pré-candidatas a vereador dos partidos e federações coligados. 

“Vemos um movimento dos partidos progressistas da cidade aderindo a nossa pré-candidatura, em um sinal claro de que Ribeirão Pires tem uma opção realmente competitiva para disputar as eleições de outubro, contraponto aos candidatos de direita e extrema direita da cidade”, justifica Foresto.

Filiado ao PT desde 1982, Renato Foresto foi vereador de Ribeirão entre 2012 e 2016, ano em que se candidatou a prefeito e teve 4.490 votos. Em 2020, ele tentou retornar à Câmara, mas ficou como suplente – o partido elegeu Márcia Cruz, do mandato Coletiva de Mulheres.

Após a cassação do mandato do ex-prefeito Clovis Volpi (PSD), houve eleição suplementar em Ribeirão Pires em 2022 e Foresto foi candidato a vice na chapa liderada pelo ex-vice-prefeito Amigão D’Orto (PSB). A dupla ficou na terceira posição, atrás de Guto Volpi e Gabriel Roncon. 

PESQUISA

Segundo levantamento realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido do Diário e registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob código SP-02937/2024, Renato Foresto está em terceiro na corrida eleitoral, com 5% das intenções de voto. O petista está atrás do prefeito Guto Volpi (PL), que tem 41,3% das menções, e de Gabriel Roncon (Progressistas), que aparece com 33,5%, o que configura empate técnico, tendo em vista a margem de erro de 4,3 pontos. 

Atrás de Renato estão Ricardo Abílio (Novo), com 2%; e Cesar da Canoa (Mobiliza), com 1,9%. 

Em outro cenário estimulado, sem a presença de Cesar do Canoa, os demais pré-candidatos ampliam suas intenções de voto. Guto Volpi soma 41,9% das menções (0,6 ponto percentual a mais), contra 33,9% (0,4 ponto de acréscimo) de Gabriel Roncon, o que também configura empate técnico. Na sequência aparecem Renato Foresto, com 5,2% (mais 0,2 ponto), e Ricardo Abílio, com 2,4% (mais 0,4 ponto).

O instituto ouviu 540 eleitores de Ribeirão Pires entre os dias 26 de junho e 1º de julho. Cerca de 20% dos questionários foram auditados. O grau de confiança dos resultados é de 95%, o que significa dizer que, se a pesquisa fosse feita 100 vezes, em 95 delas o resultado seria o mesmo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;