Economia Titulo
Locação de carro dispara durante festas
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
06/01/2007 | 18:39
Compartilhar notícia


Os feriados consecutivos de Natal e Ano-Novo renderam às lojas de aluguel de carros da região aumento no faturamento de até 30%. O crescimento da procura nesta época do ano já era esperado, mas mesmo assim surpreendeu os lojistas, que enfrentaram um outro problema, o da falta de carros disponíveis.

Com frota de 150 automóveis, a Nippon Rent a Car, em Santo André, teve de recusar muitos pedidos. “Nossa frota foi toda alugada. Muitos clientes nos procuraram e não tínhamos nenhum modelo, especialmente no Natal”, conta o vendedor Edson Santos. Segundo ele, o mercado foi tão bom em 2006, que a empresa pretende ampliar a frota em 50% até o fim deste ano.

Para Takachi Masuno, gerente da Sendai Rent a Car, de Santo André, dezembro foi tão lucrativo, que até locadoras de São Paulo defasadas o procuraram para alugar automóveis para os clientes. “Quando faltam carros, ou até mesmo modelos, muitas lojas de aluguel em São Paulo pedem reforço pra gente”, comenta. Masuno conta que a procura seria ainda maior, se não houvesse a concorrência das concessionárias de veículos.

Em vista da ampliação do mercado neste ano, a empresa investirá em material publicitário. O objetivo é intensificar os aluguéis no período de baixa temporada. “Nossos carros já têm aparelho de CD, insufilm e bloqueadores. Isso é um diferencial. Mas a divulgação da loja também é importante”, ressalta o gerente.

Embora o resultado do mês passado seja satisfatório, o número de aluguéis em janeiro diminui. “Essa alta só teremos novamente no Carnaval, quando as pessoas voltam a viajar”, observa Masuno.

Empresas - As locadoras especializadas em empresas normalmente registram queda na procura por aluguel, devido às férias coletivas. No caso da Eutopcar, os aluguéis no mês de janeiro costumam ser baixos. “Esse período é mais difícil, mas o lucro de dezembro compensa. Temos cerca de 300 carros e todos foram alugados”, comenta a agente de locação Viviane do Nascimento. Para atender a demanda de 2007, a empresa já se preparou e acrescentou mais 50 automóveis à frota .

Preços - Os carros populares são os mais procurados no mercado de aluguel. Os preços variam de acordo com o número de acessórios, limite de quilometragem e garantias. Na região, a diária custa, em média, R$ 70. Entretanto, se a escolha for por um carro de grande porte, blindado, o preço da diária pode chegar a R$ 1,3 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;