Internacional Titulo
Parentes de vítimas de atentado em Omagh iniciam ação civil
Do Diário OnLine
26/07/2002 | 11:24
Compartilhar notícia


Advogados de parentes das vítimas do atentado a bomba em Omagh, Irlanda do Norte, em 1998, iniciaram nesta sexta-feira a um processo civil por indenizações para as famílias dos mortos.

No dia 15 de agosto de 1998, o IRA Autêntico, facção do Exército Republicano Irlandês (IRA), detonou um carro-bomba poderoso em um mercado de Omagh, na cidade de County Tyrone em um sábado, quando o local estava lotado.

O atentado matou 29 homens, mulheres e crianças e deixou mais de 200 feridos. Uma mulher grávida de gêmeos estava entre os mortos.

Os parentes estavam revoltados com o fato de nenhum dos acusados pelo ataque ter sido condenado por assassinato até o momento.

O atentado em Omagh ocorreu meses depois da assinatura do acordo de paz de Sexta-Feira Santa, que tinha como objetivo acabar com três décadas de conflito entre a maioria protestante da Irlanda do Norte - ligada à Grã-Bretanha - e a minoria católica, favorável à unidade com a Irlanda, no Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;