Internacional Titulo
Tuberculose: cepas resistentes representam ameaça mundial
Do Diário do Grande ABC
28/10/1999 | 18:27
Compartilhar notícia


Cepas mortíferas do bacilo da tuberculose resistentes a medicamentos foram detectadas em mais de cem países, entre eles a Argentina; com isto, a transmissao da doença ameaça ficar fora de controle, segundo relatório de médicos da Universidade de Harvard (Massachusetts), publicado nesta quinta-feira pelo Open Society Institute.

"O rápido aumento dos casos mais resistentes de tuberculose (MDR-TB) representa uma tragédia pública de grandes dimensoes", afirma a equipe de cientistas, dirigida pelo médico Paul Farmer, da Faculdade de Medicina de Harvard.

Segundo ele, deveriam ser destinados pelo menos 1 bilhao de dólares para a pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos. "Se isto nao for feito, os casos de MDR-TB se estenderao por todo o planeta", alertou.

De acordo com o informe, os casos de MDR-TB têm aumentado muito em países como Argentina, República Dominicana, Rússia, Estônia, Lituânia, Costa do Marfim e parte da China e da India.

Embora diga-se normalmente que a tuberculose seja doença dos países pobres, também foi detectada na Europa ocidental e na América do Norte.

O aparecimento de cepas resistentes da tuberculose é um problema humano, destacou o dr. Farmer. "Quando os pacientes param de tomar seu medicamento ou nao tomam uma quantidade suficiente, desenvolvem uma resistência e se transformam em portadores de cepas resistentes".

Os autores do estudo lamentam que a tuberculose seja "uma questao ignorada na maioria dos países", e também questionam o desmantelamento dos serviços de saúde pública na Europa do Leste e na extinta Uniao Soviética".

O bacilo da tuberculose, o Mycobacterium tuberculosis, mais conhecido como bacilo de Koch, infecta um terço da populaçao mundial e mata três milhoes de pessoas por ano. O estudo da Harvard foi financiado pelo multimilionário George Soros através de sua fundaçao, a Open Society Institute, com sede em Nova York.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;