ouça este conteúdo
|
readme
|
Em uma ação voluntária pela ONG Focinhos Carentes, foi desmantelado no Itaim Paulista um canil clandestino e responsável pela comercialização de cães para uma feira na Av. Jacu-Pêssego, na Zona Leste de São Paulo. O veterinário são-bernardense Evandr Rosa abriu ao Diário os bastidores da denúncia acompanhada e que foi registrada no 59º Distrito Policial de São Paulo na última quinta-feira (4).
Segundo ele, não demorou para que a fiscalização atestasse maus-tratos. "Constatamos assim que chegamos que o local possuia odor fétido, até pela presença de fezes e urina por toda a casa e quintal."
Ao que aponta, dentro do próprio endereço funcionavam as baias e estavam animais não castrados juntos.
"Eram diversos os sinais, na verdade. Porque alguns estavam com fezes até pelo corpo, com unhas grandes, infestados de carrapatos e pulgas. Isto, sem contar a característica emagrecida e apática que predominava nos bichinhos", descreve.
Havia no local cães idosos - muitos com doenças na pele, inflamação nos olhos e ouvidos, segundo o relatório veterinário.
No canil clandestino, estavam ainda cadelas com filhotes recém-nascidos e outras ainda em período gestacional. Apesar do estímulo para procriação, até mesmo as medicações veterinárias estavam vencidas.
"A gente encontrou por lá também gaiolas de pássaros vazias e um jabuti-piranga, que é um animal silvestre. Quando questionamos os proprietários, não deu outra: eles realmente venderiam os bichos na feira da Jacu-Pêssego, que é mantida há anos e alvo de diversas denúncias de irregularidade", comenta ele.
O caso só foi descoberto porque um dos clientes da feira denunciou às autoridades uma doença viral infectocontagiosa. O episódio vale o alerta para os interessados em obter um pet, de acordo com o são-bernardense.
Veja o vídeo da denúncia: https://youtube.com/shorts/7bMEV5IkFgk
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.