Internacional Titulo
Annan pede colaboraçao de empresários na luta contra a aids
Do Diário do Grande ABC
25/06/1999 | 15:29
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pediu nesta sexta-feira, em Londres a colaboraçao dos empresários na luta contra a aids, uma doença que vem registrando grande impacto sobre a economia mundial.

``A luta contra a aids é um imperativo moral - quem poderia negá-lo? Mas é também um imperativo comercial', declarou Annan, ao abrir, no auditório do Banco da Inglaterra em Londres, um ciclo de conferências sobre a doença. O seminário está sendo realizado em memória da princesa Diana.

``A transmissao da aids deve-se em parte à trágica globalizaçao da economia. Pelo menos começamos a assisitir a uma resposta global', declarou o secretário-geral da ONU.

Estimou que ``cada vez mais, os empresários reconhecem que sua responsabilidade - e interesse - nao se limita unicamente a açoes, mas inclui também o impacto de suas atividades sobre as populaçoes dos países onde atuam e sobre o planeta inteiro'.

Annan lançou um ``desafio' aos empresários: devem ir mais além em seus esforços para lutar contra a AIDS, em particular ``contra as discriminaçoes' existentes muitas vezes existentes no trabalho em relaçao aos funcionários soropositivos ou com a doença.

O secretário-geral da ONU insistiu também na necessidade de prevenir a doença ``no local de trabalho', especialmente através da distribuiçao de preservativos.

Annan também incentivou os empresários a colaborarem financeiramente com as pesquisas científicas e com os programas de ajuda destinados aos enfermos.

Annan recordou que a doença faz estragos na Africa, mas se espalha também com grande velocidade ao leste da Asia, ao Pacífico, e mais recentemente ao leste da Europa.

Hoje em dia, a aids é a principal responsável pelas mortes na Africa, e ocupa o quarto lugar entre as causas da doença no mundo, segundo a Organizaçao Mundial de Saúde (OMS).

Mais de 33 milhoes de pessoas foram infectadas com o vírus da aids e 14 milhoes já morreram, lembrou Annan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;