Diarinho Titulo
Esta ciência é bem velha
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
11/09/2011 | 08:59
Compartilhar notícia


A química surgiu por volta do século 17 a partir dos estudos dos alquimistas. Na época, tinham objetivo bem curioso: produzir a tão desejada pedra filosofal, com a qual poderiam transformar metais simples em ouro e criar o elixir da vida, bebida que daria a eternidade para quem a bebesse. Durante o trabalho, desenvolveram instrumentos e técnicas para estudar os elementos. Isso ajudou os químicos que apareceram depois.

Só no fim do século 18 é que a química, como a conhecemos, apareceu com a atuação do francês Antoine Lavoisier. É dele a famosa frase que resume bem essa ciência: "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Com o tempo, grande parte das pessoas começou a achar que a química é algo perigoso, que pode nos prejudicar. Na realidade, químico é bem diferente de tóxico. De fato, algumas substâncias podem fazer mal, mas apenas se forem usadas de modo errado ou irresponsável. Nesse caso, os danos podem ser muito grandes. A boa notícia é que, hoje, a própria ciência desenvolve meios para evitá-los.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;