Pré-candidata a prefeita de Santo André diz que o escolhido pode ser do Psol, PCdoB e PDT
ouça este conteúdo
|
readme
|
A pré-candidata do PT à Prefeitura de Santo André, Bete Siraque, deixou em aberto a escolha de seu companheiro de chapa nas eleições de outubro e disse que Psol, PCdoB e PDT concorrem à indicação. A declaração foi dada durante evento com a secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior (PT), ontem, em visita à cidade, onde nasceu e viveu parte da vida.
Apesar de a pré-candidata deixar a escolha indefinida, o vereador Ricardo Alvarez (Psol) disse ao Diário que há “90% de chances” de o Psol compor a chapa. Independentemente do partido escolhido, “todos estarão unidos”, garantiu a postulante. A confirmação, no entanto, deve ocorrer apenas na noite da segunda-feira, após reunião do Diretório Municipal do Psol Santo André. O nome ainda precisa ser aceito pela federação, composta por PV e PCdoB.
O Psol poderá escolher entre Pedro Augusto, diretor do Sindipetro Unificado (Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo) e integrante do Coletivo Antirracista da FUP (Federação Única dos Petroleiros), o professor Bruno Daniel e o professor Marcelo Buzetto. Também estão na disputa o ex-supersecretário dos prefeitos andreense Aidan Ravin (2009-2012) e são-caetanense Paulo Pinheiro (2013-2016), Nilson Bonome (PDT); e o médico José Murisset (PCdoB).
Na visão de Alvarez, a aliança entre os partidos da esquerda alavanca a candidatura de Bete, principalmente em um contexto no qual “a direita está dividida no município” - opinião com a qual concorda a secretária executiva da Casa Civil.
Miriam Belchior (PT), que é ex-ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, participou do lançamento da plataforma online do programa de governo de Bete, cujo objetivo é coletar sugestões dos cidadãos.
“Nós não só sobrevivemos aos enormes ataques que sofremos, como hoje estamos mais bem posicionados para enfrentar a ofensiva conservadora. O Brasil e o mundo sofrem com a ascensão da extrema direita”, disse.
Bete Siraque destacou o legado do ex-prefeito Celso Daniel (1951-2002), ex-cônjuge de Miriam. “A Miriam é a presença viva dessa história e desse legado. Ela construiu juntamente com o Celso Daniel as bases fundantes das estruturas de uma política de gestão pública. O PT fez muito e fará ainda mais por Santo André”, afirmou. Em discurso, Miriam ressaltou: “estar aqui para mim é como voltar para minha casa”.
Mario Matiello, presidente do Partido Verde (PV) em Santo André, esteve presente no evento, assim como Igor Carneiro, que representou o presidente do PCdoB local, Davidson Ribeiro. O evento também reuniu o deputado estadual Rômulo Fernandes (PT); o pré-candidato petista a prefeito de São Caetano, Jair Meneguelli; e pré-candidatas à Câmara de Santo André.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.