Economia Titulo
FGV: confiança do consumidor cai pelo terceiro mês consecutivo
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
03/05/2005 | 18:39
Compartilhar notícia


O otimismo do brasileiro continua em baixa. É o que aponta a XVII Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada nesta terça-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). De acordo com a pesquisa, realizada com dados coletados entre os dias 5 e 20 de abril, entre 1.462 mil chefes de domicílio em todo o país, a confiança do consumidor caiu pelo terceiro mês consecutivo.

A parcela dos chefes de família satisfeitos com sua própria situação econômica no momento atual caiu de 15,4% em março para 13,1%, nível apurado em novembro de 2004. Já aqueles que consideraram a situação econômica da família ruim subiram de 24,7% para 28,6%. Na análise da FGV, a diferença entre as percepções boa e ruim, da ordem de 15,5 pontos percentuais, foi a pior desde agosto de 2004, quando atingiu 16,2 pontos percentuais.

Em contrapartida, a proporção de consumidores otimistas quanto à situação econômica da família no próximo semestre apresentou queda, passando de 54,7% para 51,6%. Já a dos pessimistas foi ampliada de 7,1% para 8,0%. Segundo a FGV, a diferença entre as duas respostas de melhoria e piora da situação foi de 43,6 pontos percentuais. Este é o pior resultado desde julho de 2004 (41,9 pontos percentuais).

A sondagem revela que outro foco significativo de preocupação do consumidor, que é o mercado de trabalho, também registrou expectativa negativa. Um total de 55,4% dos consultados disseram que será mais difícil obter emprego no próximo semestre. O resultado supera em seis pontos percentuais a resposta dada no mês passado e constitui o maior percentual desde abril de 2004, quando foram apurados 60,3%.

Em relação à inflação esperada para este ano, a previsão média foi de taxa em torno de 8,95%, contra 8,90% nas duas sondagens anteriores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;