Cultura & Lazer Titulo
Walter Franco traz ‘Tutano’ ao ABC
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
06/12/2001 | 18:44
Compartilhar notícia


Dois shows na região apresentam dois artistas que têm em comum o trabalho personalíssimo com a música: a busca existencial de Walter Franco e a experimentação sonora de Fernando Sardo.

Walter Franco, voz e violão, se apresenta nesta sexta no Teatro Lauro Gomes em São Bernardo, às 21h, mostrando músicas de seu novo CD Tutano, lançado 18 anos depois de seu último LP, e composições como Cabeça, Muito Tudo, Coração Tranqüilo, que são parte de sua busca pelo sentido da vida desde os festivais dos anos 70. Como convidado, Franco terá o baterista Nonato Teixeira, que fará percussão em algumas músicas.

Nos anos 80, suas apresentações no Teatro Cacilda Becker faziam o público subir ao palco. “Meu trabalho tem uma atmosfera que propicia a participação do público, um canto coletivo, desde o silêncio, passando por coisas tenras até o canto mais intuitivo”, diz Franco.

Franco é um provocador. Desde o lançamento de seu disco Ou Não (1973), branco com uma mosca na capa, com a música Cabeça, o cantor e compositor experimenta sons e letras. Ganhou fama de “maldito” por contestar o regime autoritário driblando a censura política com seu jogo de palavras e sonoridades.

Hoje, considera a censura estética. “Ficamos atônitos diante da realidade atual. A busca existencial cedeu lugar para a corrida pela posse. A auto-afirmação se dá a partir do ter e não do ser. Tudo fica de lado pela volúpia do poder. Minha proposta continua a mesma. É preciso ousadia”.

Fernando Sardo – O multiinstrumentista Fernando Sardo estréia hoje uma de suas novas esculturas sonoras intitulada O Sol. O artista, que cria seus próprios instrumentos, se apresenta no recital Bambuzais, às 19h30, na recém-inaugurada Casa de Yoga, em Ribeirão Pires.

Bambuzais é o espetáculo baseado no CD homônimo de Sardo lançado no ano passado. Seu próximo disco já está sendo preparado e O Sol fará parte do conteúdo. “Estou criando novos instrumentos e fazendo algumas gravações”, diz.

No show de hoje, além da novidade, o artista exibirá arranjos diferenciados para composições como A Garça e o Lago, Ciclo das Águas e Bambuzais, do antigo CD. A apresentação será menor da que é normalmente realizada devido ao espaço reduzido. Mesmo assim, o público ouvirá cerca de 15 esculturas sonoras do repertório de Sardo.

“Eu já estava com vontade de começar um momento novo”, afirma. Dois músicos acompanharão o instrumentista: Miriam Matsuda e Rogério Amorim.

A Casa de Yoga, aberta e dirigida pela professora Anita Bueno, funciona em Ribeirão Pires desde setembro deste ano. Anita ministra yoga há 15 anos na cidade. O novo espaço está aberto também para apresentações artísticas, mas sempre voltadas para a interiorização do ser humano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;