ouça este conteúdo
|
readme
|
"Esse sistema pode mudar de maneira significativa a área de negócios e a vida profissional das pessoas", disse nesta quarta-feira o estrategista de sistemas da Tess Roberto Galvao. Entre as vantagens que a nova tecnologia oferece, está o acesso à Internet por meio de um telefone celular. "As pessoas poderao receber e enviar e-mails de qualquer lugar, sem precisar estar à frente de um computador", garante.
O projeto piloto desenvolvido pela Tess também demonstrou eficiência em serviços financeiros. Os caixas eletrônicos, por exemplo, que hoje dependem de cabos telefônicos para conexao com os bancos, poderao se transformar em postos móveis. "O cliente poderá realizar todas as operaçoes usando a rede celular", explica. O mesmo vale para pagamento de contas com cartao de crédito.
O sistema, que já é conhecido em países desenvolvidos, pode ser usado, ainda, por empresas de segurança, que nao necessitarao mais de cabos para interligar sistemas de alarme. Com a tecnologia wireless, a comunicaçao é feita pela rede celular. "Isso elimina o risco, por exemplo, de os ladroes cortarem os cabos de comunicaçao para desligar o alarme", diz Galvao. Pelo mesmo método, pode-se também localizar ou entrar em contato veículos de carga.
O sistema funciona com base na tecnologia Cellular Digital Packet Data (CDPD), desenvolvida pela Ericsson, que permite a transmissao de dados utilizando a infra-estrutura das redes celulares. Segundo o engenheiro Nelson Mitsuo Shumabukuro, da área de tecnologia da Ericsson, o sistema é altamente seguro. "Os dados transmitidos sao criptografados (embaralhados) de maneira que só o usuário correto pode obtê-los", explica.
De acordo com Shumabukuro, a Ericsson deverá lançar no mercado brasileiro, até junho do ano que vem, o telefone celular R280d, que permitirá ao usuário acessar a Internet. O preço da tarifa para utilizaçao do sistema wireless ainda nao foi definido pela Tess. Galvao explica, porém, que o serviço terá a vantagem de nao cobrar por tempo de conexao e sim pela quantidade de dados transmitida. "O usuário poderá ficar conectado por várias horas, mas só pagará pelos dados recebidos ou transmitidos", diz.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.