Nacional Titulo
Indios arredios do Peru atacam aldeia no Acre
Do Diário do Grande ABC
14/07/1999 | 19:41
Compartilhar notícia


Um grupo de índios nao-contactados, pertencentes à tribo kaxinawá, do Peru, atacou índigenas em área de seringais do Acre. Os "índios brabos", como os arredios sao conhecidos na regiao, atacaram segunda-feira à noite e destruíram casas de índios da aldeia karijoh, da tribo kampa, na regiao do Envira. A área fica na fronteira com o Peru. Todos os anos nessa época os índios da regiao, incluindo os aculturados, fazem ataques. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. Uma equipe da Fundaçao Nacional do ìndio (Funai) deve embarcar nesta quinta-feira (15) para a regiao.

A comunicaçao do conflito foi feita à administraçao regional da Funai em Rio Branco, no Acre, por radioamador, pelo sertanista José Carlos dos Reis Meirelles. Ele é chefe do Posto Alto Envira. O administrador da Funai no Estado, Antônio Meireles, diz que a situaçao é complicada na área. Segundo ele, os índios vao aos seringais para roubar armas e comida. A administraçao da Funai no Acre já temia o retorno dos índios arredios.

O cacique Sebastiao Manchinery, que integra a administraçao da Funai no Estado, avisou, há duas semanas, que os índios que atacam seringeiros no Estado estariam sendo preparados pelo grupo Sendero Luminoso, do Peru. Segundo Macnchinery, medidas já foram adotadas para evitar um conflito de grandes proporçoes na regiao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;