Política Titulo Ribeirão Pires
Gerson é escolhido como vice de Maria Inês
Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
15/06/2012 | 07:14
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O PT de Ribeirão anunciou o presidente da Câmara, Gerson Constantino (PSD), como vice da pré-candidata ao Paço, Maria Inês Soares (PT). A oficialização ocorreu durante reunião com os presidentes dos partidos aliados ontem à noite.

O vereador era apontado como favorito na disputa pela vaga desde que o PSD anunciou adesão ao projeto petista, em maio. A executiva estadual reiterou o apoio e a vontade de ter o comandante do Legislativo no posto. Nos bastidores, comenta-se que a garantia dele na vice foi a moeda de troca pelo apoio. A relação entre Gerson e Maria Inês é antiga. O vereador foi líder do governo na Câmara durante o primeiro mandato da petista (1997-2000).

Apesar disso, Gerson enfrentou diversos obstáculos. Além da resistência interna do PT, o PTC, legenda aliada de Maria Inês, iniciou processo interno para impedir a oficialização do pessedista. Um pré-candidato a vereador foi o responsável por convencer Antônio Carlos Medugno, presidente do PTC, a se lançar como candidato a vice e tumultuar o processo.

Anderson Grecco, comandante do PP municipal, também era cotado para ser o companheiro da petista na majoritária, mas a força do PSD estadual foi mais forte. Setores de dentro do diretório preferiam o progressista, principalmente pela participação assídua dele nos encontros que debatem a elaboração do plano de governo.

Nos bastidores, comenta-se que a indicação de Gerson para a vice foi a saída encontrada pelos petistas, que estavam com dificuldade para fechar as coligações na proporcional.

Petistas não enxergam com bons olhos a aliança para proporcional com os pessedistas, porque o vereador José Nelson de Barros (PSD) busca a reeleição com expectativa de ser um dos mais votados na eleição. Em 2008, ele foi o terceiro vereador no ranking de eleitos com 1.552 sufrágios.

Caso Gerson não fosse escolhido vice, a chapa do PSD ficaria com dois fortes candidatos, o que atrapalharia a reeleição de um pessedista e dos petistas, que não conseguiram eleger vereador em 2008. A expectativa é que o PT consiga fazer duas cadeiras. O presidente petista, Antonio Carlos Pereira de Souza, o Carlão, esquivou-se: “Gerson ainda não foi definido vice.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;