Política Titulo
Diadema vai comprar água de reúso
Evelize Pacheco
Do Diário do Grande ABC
07/01/2004 | 22:12
Compartilhar notícia


A Companhia de Saneamento e Abastecimento de Diadema (Saned) começará a comprar água de reúso produzida pela Estação de Tratamento de Esgoto ABC (ETE/ABC) a partir da semana que vem.

O produto é resultado do esgoto tratado e não pode ser usado para consumo humano ou animal. O contrato entre a empresa e a Sabesp será assinado no dia 12.

Segundo o presidente da Saned, Donisete Fernandes dos Santos, essa água será utilizada pela Prefeitura, que pagará por isso. “Inicialmente serão consumidos 100 mil metros cúbicos, mas queremos aumentar esse volume progressivamente”, explicou. A água será usada para irrigar jardins, lavar ruas e desobstruir galerias de esgoto e águas pluviais. “Atualmente a Prefeitura gasta muita água com a irrigação de áreas verdes”, afirmou o presidente da Saned.

Santos afirma que o ganho com esse produto é ambiental, mais do que econômico, já que o preço que a Sabesp cobra é de R$ 0,36 por metro cúbico, enquanto a Saned cobra R$ 0,39 pela água potável. “Essa aquisição faz parte de uma série de medidas que a empresa vem tomando para ampliar o uso racional da água”, explicou.

Além da pequena diferença de preço dos produtos, a Saned terá que alugar um caminhão-pipa para o transporte da água, produzida em São Caetano, o que implica em mais gastos para a empresa municipal. “Não representa uma medida de economia, já que estes custos estão embutidos na compra, mas temos a preocupação de preservar a água tratada, é isso que está em jogo”, argumentou.

O custo da água de reúso para a Prefeitura, no entanto, ainda não foi definida, de acordo com o presidente da Saned. “O que vamos pagar é tabelado pela Sabesp. Devemos agregar a esse preço o valor de nossa própria tabela”, disse. Santos destaca que a Prefeitura dará o exemplo com essa medida, ao evitar o desperdício da água tratada. “O poder público tem esse papel”, disse.

A Saned ainda não tem planos para ampliar o fornecimento dessa água para empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;