Política Titulo Na Câmara de Santo André
Politize! realiza encontro com embaixadas do Grande ABC

Ação tem como objetivo principal promover educação política sem cunho com os partidos

Da Redação
09/04/2024 | 09:06
Compartilhar notícia
FOTO: José Paulo Cardeal/CMSA


Com o objetivo de incentivar a participação de mais pessoas na política, a ONG (Organização Não Governamental) Politize! realizou no sábado o primeiro encontro da turma de Multiplicadores Politize!. A ação teve como objetivo iniciar a formação de Lideranças Cidadãs, através da Educação política sem cunho partidário.

Os alunos foram recebidos na Câmara de Santo André para um tour sobre a casa Legislativa e uma palestra com dinâmica sobre a aprovação de um projeto de lei. Também foi promovida uma ação de regularização do título de eleitor.

O evento contou com a presença do deputado federal e pré-candidato a prefeito de São Bernardo Alex Manente (Cidadania), que falou com os alunos sobre seu trabalho na Câmara dos Deputados.

A parceria entre a Câmara de Santo André e a Politize! foi selada por um termo de compromisso com a Escola do Legislativo, ainda na gestão do vereador Pedrinho Botaro (PSDB) como presidente da Casa.

A partir de agora os alunos multiplicadores Politize! seguirão até julho em uma formação que contempla a história do Brasil, conceitos e princípios norteadores da política e meios de atuação no município. Ao fim do curso, eles terão de elaborar um projeto de política pública que vai ser defendido e trabalhado pelas embaixadas da ONG na região. Hoje, a Politize conta com embaixadas em Santo André e São Bernardo.

O Programa Embaixadores consiste na propagação da educação política das cidades. Os participantes passam por uma formação de quatro meses, que envolve conteúdos essenciais relacionados à política, como filosofia, sociologia, história, além de práticas que envolvem a criação de políticas públicas.

“A Politize! funciona nacionalmente, mas estamos focando no regionalismo com embaixadas independentes. Oferecemos uma educação formadora de cidadania. É uma formação que começa do zero e vai até o macro, que é a criação de políticas públicas. É importante para as pessoas entenderem o papel delas no poder público, mesmo não estando no poder público. E ao fim do curso, a proposta é que cada pessoa identifique problemas em sua cidade e pense numa política pública para resolver”, explica Leandro Marques, embaixador da ONG em Santo André.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;