Aniversário - Santo André Titulo Aniversário de Santo André
Estações de trem computam 1,9 milhão de embarques ao mês; parada Pirelli é meta

Maior circulação se concentra na Prefeito Celso Daniel (42,7% do total) da Linha 10

Da Redação
08/04/2024 | 12:40
Compartilhar notícia
DGABC


 A Linha 10 – Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que faz o percurso entre o Brás e Rio Grande da Serra, contempla quatro estações em Santo André. Em fevereiro, a companhia contabilizou 1.857.964 embarques nesses pontos, sendo a maioria deles na parada Prefeito Celso Daniel. Corresponderam a 1.301.410 embarques no segundo mês do ano, o equivalente a 42,7% do total.

Na sequência, os maiores índices de circulação foram registrados na Estação Prefeito Saladino (202.062 embarques), Utinga (190.335) e Capuava (164.157). 

Os dados indicam que 25,2% das movimentações de embarques e desembarques na Linha 10 – Turquesa da CPTM são realizados nas estações localizadas em Santo André.

São, atualmente, 13 paradas. Até 2006, a linha conhecida como D-Bege contava também com a Estação Pirelli, localizada na Vila Homero Thon, entre as paradas Prefeito Celso Daniel e Capuava.

Construída para uso exclusivo dos funcionários que trabalhavam na fabricante de pneus que dava nome à estação, a CPTM alegou que o fechamento ocorreria para evitar evasão de renda, já que a parada não possuía catracas, o que permitia que o público geral a utilizasse. 

Há dois anos, durante a corrida eleitoral, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse, em entrevista ao Diário, que a reativação da parada era um “compromisso assumido”. Neste ano, o debate sobre o tema foi retomado, sendo considerado uma das prioridades do Paço. 

Linha 20-Rosa do Metrô ligará a cidade ao bairro paulistano da Lapa

A Companhia do Metropolitano de São Paulo estima que a Linha 20-Rosa do Metrô, que sairá do bairro da Lapa, na Capital, com destino ao Grande ABC, será entregue até 2035. O projeto terá extensão de 33 quilômetros, com 24 estações e dois pátios de manutenção, entre as estações Santa Marina, no bairro da Lapa, na Capital, e Santo André, passando também pelas regiões de Pinheiros, Faria Lima, Rebouças, Moema, Cursino e São Bernardo.

O modal terá conexão direta a diversas linhas de transporte sobre trilhos do próprio Metrô e da CPTM. A expectativa é que cerca de 1,3 milhões de passageiros utilizem o modal diariamente. Para isso, serão utilizados 50 trens, com pouco mais de dois minutos de intervalo entre as composições.

Diante do projeto, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, acredita que o morador da cidade poderá chegar à região da Berrini, um dos polos financeiros da Capital, em 30 minutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;