Internacional Titulo
Povo do Alasca protesta contra grupo petrolífero britânico
Do Diário do Grande ABC
13/04/2000 | 14:19
Compartilhar notícia


Cerca de 50 ambientalistas e alasquianos fizeram uma manifestaçao, nesta quinta-feira em Londres, para pedir ao grupo petrolífero britânico BP Amoco que abandone seus projetos no ártico, que ameaçam os Gwich'in de ``genocídio cultural', afirmou uma representante desse povo.

Fantasiados de ursos polares, oito militantes da organizaçao ambientalista Greenpeace distribuíram documentos que destacavam as vantagens da energia solar entre os acionistas da BP Amoco, que se preparavam para uma assembléia geral.

Apoiados por fundos de investimentos e grupos de pressao americanos, os ambientalistas compraram açoes da BP Amoco para poder participar da assembléia e pedir, em uma resoluçao, que a empresa abanone o projeto Northstar, primeiro complexo petrolífero no oceano Glacial Artico, e que, em seu lugar, invista em energia solar.

``Viemos protegendo nossa terra há dezenas de milhares de anos e agora nossa vida está ameaçada', declarou Norma Kassi, porta-voz do povo Gwich'in, que pela primeira vez envia um representante ao exterior para advogar por sua causa. ``Isto seria um genocídio cultural para o meu povo', afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;