Internacional Titulo
Índia fortalece laços com Ucrânia, mantendo proximidade da Rússia
29/03/2024 | 14:51
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, reuniram-se em Nova Delhi nesta sexta-feira, 29, para fortalecerem laços bilaterais e conversarem sobre o conflito entre a Rússia e Ucrânia. O encontro chama a atenção porque a Índia e a Rússia foram fortes aliados no contexto da Guerra Fria.

"Nossas conversas foram focadas no conflito em curso entre Ucrânia e Rússia e nas ramificações mais amplas. Trocamos pontos de vista sobre diversas iniciativas neste contexto", afirmou Jaishankar em publicação no X (antigo Twitter). Ele acrescentou que ambos reiteraram o compromisso de fortalecer uma cooperação bilateral.

Kuleba, por sua vez, afirmou no X que ambos estão "ansiosos para restaurar o que existia antes do início da invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia", mencionando interesse dos países no desenvolvimento global e na arquitetura de segurança.

O ministro da Ucrânia afirmou à mídia indiana na quinta-feira, 28, que gostaria de discutir uma fórmula de paz enquanto estivesse em Nova Delhi, a fim de encorajar a Índia a desempenhar um papel maior no fim da guerra com a Rússia.

A visita de Kuleba ocorre uma semana depois de o primeiro-ministro Narendra Modi ter conversado com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, e com o presidente russo, Vladmir Putin. A Índia tem evitado criticar a Rússia no que diz respeito à guerra com a Ucrânia, reforçando a necessidade de diplomacia e diálogo para encerrar o conflito e manifestando sua vontade de contribuir para a paz na região.

*Com informações da AP




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;