Política Titulo São Bernardo
‘Calma. Vou indicar na hora certa o candidato certo’, afirma Morando

Prefeito de São Bernardo é pressionado pelos eleitores a se posicionar sobre sucessão após reportagem do ‘Diário’ citar três cenários possíveis

Evaldo Novelini
28/03/2024 | 10:38
Compartilhar notícia
Celso Luiz


Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) disse, na quarta-feira (27) à noite, que “muito em breve” vai anunciar o nome governista à sucessão municipal. A declaração foi dada em live nas redes sociais em resposta às muitas perguntas de internautas sobre o tema. A manifestação ocorreu no mesmo dia em que o Diário trouxe reportagem mostrando os três cenários que estão sendo considerados pelo tucano.

“Calma, pessoal, a eleição é só em outubro”, disse Morando. “Muito em breve vocês saberão”, completou o prefeito, ao responder a um dos muitos internautas que lhe questionavam sobre quando ele indicará o nome escolhido para tentar ser o sucessor. O jornal apurou que o tucano estabeleceu que só vai se pronunciar sobre o pleito após o fechamento da janela partidária, em 5 de abril.

“Vou indicar na hora certa o candidato certo”, assegurou o prefeito, que não pode concorrer no pleito do mês de outubro porque, estando em segundo mandato, fica impedido pela legislação de disputar uma segunda reeleição consecutiva. “Eu não posso concorrer”, explicou.

Apuração publicada na terça-feira pelo Diário mostrou que o ex-vice-prefeito e ex-deputado federal Marcelo Lima (PSB) decidiu que será candidato independentemente de obter as bênçãos de Morando – ele tem dito a interlocutores próximos que anuncia sua pré-candidatura até segunda-feira, dia 1º de abril.

Marcelo Lima era a primeira opção de Morando, mas entrou em declínio depois que teve o mandato de deputado federal cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em novembro, por infidelidade partidária – ele trocou o Solidariedade pelo PSB sem autorização da agremiação ou justificativa legal.

A cassação sofrida na esfera federal pelo ex-vice-prefeito é o fator que mais tem pesado nas ponderações de Morando, que teme que a punição ao aliado possa atrapalhar o desempenho de Marcelo Lima nas urnas. Por causa disso, o chefe do Executivo ainda considera a possibilidade de lançar o nome do presidente da Câmara, Danilo Lima (PSDB), que é primo de Marcelo.

Morando também está estudando a possibilidade de anunciar apoio ao deputado federal Alex Manente (Cidadania), que é um dos pré-candidatos ao Paço, junto com Luiz Fernando Teixeira (PT), Rafael Demarchi (Novo), Julinho Fuzari (PSC), Claudio Donizete dos Reis (PSTU) e Jefferson Magno (PDT).<EM>

Na live, Morando citou apenas um dos três nomes que está conjecturando para a sucessão: o de Danilo Lima. Foi no momento em que agradeceu aos vereadores por terem aprovado na sessão de ontem projetos do Executivo que o prefeito julgou importantes.

Partidos, federações e coligações precisam realizar convenções para definir quem concorrerá a prefeito e a vereador até 5 de agosto. Na sequência, as agremiações têm mais cinco dias para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;