Setecidades Titulo Reinauguração
Ribeirão comemora 70 anos com entrega de obras e shows

Reabertura do Mirante São José, inauguração de monumento temático na Vila do Doce e apresentação da dupla Edson e Hudson marcam aniversário

Thainá Lana
20/03/2024 | 08:47
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques/DGABC


Em comemoração ao aniversário de 70 anos de Ribeirão Pires, celebrado ontem, a Prefeitura promoveu uma série de entregas e atividades no município. Reabertura do Mirante São José, inauguração de monumento temático na Vila do Doce (leia mais abaixo) e apresentação musical da dupla sertaneja Edson e Hudson foram as principais homenagens promovidas desde o início da manhã.

Há mais de um ano fechado, o Mirante São José, localizado na região central, passou por série de intervenções de modernização, por meio de convênio com a Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual. No total, foi investido R$ 1,5 milhão para revitalização, nova pintura e paisagismo do espaço.

O equipamento turístico recebeu nova iluminação, teve os banheiros e os espaços de lazer reformados, além do aumento da área de visitação, inclusive com estrutura para receber food-trucks. Quatro novos decks vão ampliar o acesso dos visitantes – uma das superfícies é totalmente de vidro.

“São José é o padroeiro da família e esse é o propósito da nossa gestão e de todo o trabalho do governo e do Legislativo. Fortalecemos o circuito religioso, resgatando festas tradicionais, como Santo Antônio, Pilar, Nossa Senhora Aparecida de Ouro Fino; realizamos o Festival Vocacional e, agora em abril, acolheremos o Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica”, disse o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL) durante cerimônia de descerramento da placa de inauguração.

Antes da entrega do espaço, houve a realização da tradicional missa de São José, celebrada pelo padre Hamilton Gomes.

O MIRANTE

A 801,4m acima do nível do mar, o mirante permite visão de 180º da região central da cidade. A estátua de São José, padroeiro de Ribeirão Pires desde outubro de 1983, é uma obra modernista de 7m de altura, assinada pelo escultor Gildo Zampol, nascido no município. A obra foi alçada no morro em 1976 e se tornou ícone representativo da Estância.

Desde ontem, o equipamento turístico está aberto à visitação, das 8h às 17h, durante todos os dias.

EVENTOS

No Complexo Ayrton Senna, moradores da Estância puderam curtir o show em comemoração aos 70 anos do município da dupla sertaneja Edson e Hudson. O ingresso para assistir à apresentação musical foi trocado por 1kg de alimento não perecível ou um 1kg de ração para pet.

As comemorações continuam neste fim de semana. A segunda edição da Entoada Nordestina ocorre nos dias 22, 23 e 24 de março. Entre os destaques estão Frank Aguiar, Chambinho do Acordeon e a parceria de Chico César & Geraldo Azevedo.

Além disso, uma tenda especialmente dedicada ao forró promete ser o ponto de encontro dos amantes da dança. A homenagem a Ariano Suassuna, figura emblemática da cultura nordestina, será um dos pontos altos da Entoada Nordestina.

OUTRAS ATIVIDADES

A primeira homenagem ao aniversário da cidade ocorreu ainda no domingo (17), com a instalação de quatro estátuas dos pracinhas moradores da Estância que partiram para lutar na Segunda Guerra Mundial.

As obras foram inauguradas na Praça do Expedicionários, situada ao lado do CHL (Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli), como um tributo à coragem e aos sacrifício dos soldados.

As obras têm a assinatura de Luiz Carlos Jorge, artista visual de Itariri que fez a doação a Ribeirão Pires.
 

VILA DO DOCE GANHA MONUMENTO INTERATIVO

Visitantes da Vila do Doce, em Ribeirão Pires, contam agora com um monumento interativo e ‘instagramável’. O Reino Encantado foi inaugurado nesta terça-feira (19), e é o primeiro item que pertence aos Monumentos Interativos Turísticos que serão entregues na cidade.

Com recursos de R$ 2 milhões provenientes do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), além da nova estrutura temática, a Vila do Doce recebe ainda série de intervenções de modernização, como reforma dos banheiros, novos bancos e brinquedos inspirados em doces que serão instalados na próxima semana.

A verba estadual custeará ainda a instalação de uma estátua de dragão na entrada da Avenida Rotary, via que dá acesso ao Parque Oriental - a previsão é que o novo monumento seja erguido no mês de maio.

Durante a inauguração, alunas da academia Oficina do Corpo e o estudante Henrique Freitas da Emarp (Escola de Artes de Ribeirão Pires) realizaram uma apresentação de dança

“Hoje, é Ribeirão Pires que completa 70 anos, mas são as crianças que ganharão este presente. Estamos trabalhando para entregar uma cidade linda, turística e sempre de olho no futuro”, declarou o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;