Setecidades Titulo Memória
A salva de 21 tiros. Tradição na festa de São José. Foi assim em 1904 e 1909. Entre as atrações, um balão... Invenção do chefe da Estação.

Aqueles tiros acordavam a cidade de madrugada. Uma alvorada. E o Dia de São José passou a ser também o dia da celebração oficial do aniversário de Ribeirão Pires...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/03/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


“É do disparo dos canhões – gesto usado por navios ao se aproximarem da terra para indicar que a munição estava sendo gasta e, portanto, não tinham intenções hostis – que vem a explicação para os 21 tiros. Sete era a salva máxima de tiros a bordo, e ela devia ser respondida três vezes por quem estivesse na terra — com 21 tiros — para demonstrar que estavam preparados para se defender”.

Cf. revistagalileu.globo.com 

Os jornais do início do século XX já chamavam de “tradicional” a Feste de São José, em Ribeirão Pires.

1904

José Elias e Thereza Sanz, esposa de Prudêncio Sanz, foram os festeiros da Festa de São José, em Ribeirão Pires.

Dois dias seguidos de festas, em 19 e 20 de março de 1904.

A missa solene das 10h30 foi acompanhada por uma sinfônica formada por diversos amadores e regida pelo professor João Gonçalves Loyo, residente em Santos.

Houve leilão de prendas, procissão e fogos de artifício comandados pelo pirotécnico Biagini Chiefi, de São Paulo.

Entre as atrações anunciadas, um balão inventado pelo chefe da Estação de Ribeirão Pires.

1909

O festeiro foi Vicente Laurito. Três dias de festas: 19, 20 e 21 de março.

Anunciando a festa, o correspondente do Estadão assinalou “iluminação a giorno”.

NOTA DA MEMÓRIA – Tanto em 1904 como em 1909, a Festa de São José, em Ribeirão Pires, foi aberta com a alvorada de 21 tiros.

Há anos “Memória” cita a tal “alvorada de 21 tiros”, daí porque abrimos a página hoje com a definição dada ao ato pela revista “Galileu”.

1993

A cidade decide se autodenominar “estância climática”, por meio de lei municipal.

1994

Quarenta anos de autonomia. Ribeirão Pires celebrava a emancipação em meio a velhos projetos para se transformar em referência turística do Estado.

Da Pedra do Elefante, uma visão da Serra do Mar: trilhas precárias levavam ao local.

A Capela do Pilar, erigida no século 18, tinha aparência de abandono.

Mas vamos à imagem de hoje destacada pelo memorialista Ademar Bertoldo para a Semana Ribeirão Pires 2024 – e desde menino Ademar acompanha, participa e noticia a festa maior da sua cidade.

Crédito da foto 1 – Acervo: Ademar Bertoldo

UM SÍTIO. Década de 1940. O pequeno Ademar com o pai Arthur Bertoldo na atual Rua Santo Bertoldo: “Meu pai era carroceiro e transportava a carne desembarcada na estação” 

DIARIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 19 de março de 1994 – ano 36, edição 8651

MANCHETE – Militares forçam Itamar (Franco, presidente da República) a barrar pagamento de parlamentares.

DIADEMA – Antonio de Lucca Filho, o “Paraná”, assumia a Prefeitura na licença médica do prefeito José de Filippi.

POLÍCIA – Trio incendeia posto de combustíveis da Ponte Seca, em Ribeirão Pires. Os assaltantes abasteceram dois carros. Depois, derramaram gasolina e provocaram o incêndio.

EM 19 DE MARÇO DE...

1914 – Fundada a Fábrica de Óleo Brasil, em São Caetano.

1919 - Fundada a Fábrica de Móveis Corazza, em São Bernardo.

1964 - No aniversário de Ribeirão Pires, paraquedistas saltavam sobre o estádio do Ribeirão Pires FC, entre eles um filho da cidade, Atílio Salte.

São Paulo realizava a chamada Marcha da Família com Deus pela Liberdade, a partir das 16h, entre a Praça da República e a Praça da Sé.

1979 – Malograva reunião com empresários. Prosseguia a greve dos metalúrgicos do Grande ABC. Sete dias parados e sem acordo.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje, Dia de São José, é feriado em Ribeirão Pires.

No Estado de São Paulo aniversariam: Arandú, Aspásia, Barra Bonita, Caiuá, Corumbataí, Cravinhos, Flora Rica, João Ramalho, Meridiano, Panorama, Pindorama, São José da Bela Vista, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Taiaçu e Vitória Brasil.

Pelo Brasil, entre outros, Betânia (PE), Camalaú (PB), Castro (PR), Vargem Alegre (MG). São José do Rio Claro (MT), Gavião (BA), Guia Lopes da Laguna (MS), Inhumas (GO), Paim Filho (RS), Pauini (AM) e São José (SC). 

HOJE

Dia do Artesão

Dia do Carpinteiro e do Marceneiro

São José

19 de março

Patrono da Santa Igreja. Padroeiro de Ribeirão Pires e da Vila Baeta, em São Bernardo.

Ilustração: Projeto Memória: estandarte fotografado em 2023 defronte à Matriz de Ribeirão Pires




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;