Nacional Titulo
PF encerra inquérito sobre o crime de Unaí (MG)
Do Diário OnLine
Com Agências
16/08/2004 | 21:52
Compartilhar notícia


A PF (Polícia Federal) entregará à 9ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte, nesta sexta-feira, o relatório do inquérito que investiga o assassinato dos três fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho em Unaí, Minas Gerais, numa emboscada.

Segundo o Departamento da Polícia Federal, o fazendeiro Noberto Mânica, preso em Corbélia, Paraná, na última sexta, também será apresentado à Justiça no mesmo dia da entrega do relatório. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Antônio Celso dos Santos, a prisão de Mânica foi solicitada com base em vários indícios que apontam o fazendeiro, um dos maiores produtores de grãos da cidade, como mandante do crime. Outras sete pessoas envolvidas no crime já haviam sido presas.

Na entrega do relatório, o delegado Antônio Celso solicitará a conversão das oito prisões temporárias em preventivas. “Para nós (PF) todas as pessoas envolvidas no assassinato já estão presas”, disse o delegado.

Os funcionários foram mortos no dia 28 de fevereiro deste ano em uma estrada próxima a Unaí, enquanto fiscalizavam denúncias de trabalho escravo em plantações de feijão na região Noroeste de Minas Gerais. O objetivo era checar as condições de trabalho, remuneração e acomodação das pessoas arregimentadas para a colheita.

Francisco Élder Pinheiro, conhecido como Chico Pinheiro, Erinaldo de Vasconcelos Silva, Rogério Alan Rocha Rios e William Gomes de Miranda confessaram o crime após serem detidos durante operação para prender uma quadrilha de roubo de cargas que atuava no município goiano de Formosa. Francisco Pinheiro revelou que o assassinato dos fiscais foi encomendado pelo comerciante Hugo Pimenta, dono de uma empresa de cereais. Ele teria sido o contratador dos serviços. Também foram presos José Alberto de Castro e Humberto Santos.

Os pistoleiros dispararam nove tiros: dois em Nelson, três em João Batista Lages, dois em Erastótenes de Almeida Gonçalves e dois no motorista Ailton Pereira de Oliveira. Todos levaram tiros na cabeça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;