Internacional Titulo
Droga contra náuseas poderia tratar alcoólatras
Do Diário do Grande ABC
22/08/2000 | 17:44
Compartilhar notícia


Uma droga utilizada para combater a náusea nos pacientes de câncer pode ajudar no tratamento do alcoolismo agudo, segundo um estudo publicado que será publicado quarta-feira. O êxito da substância, conhecida como ondansetron, coincide com o aumento da busca de novos remédios para tratar uma enfermidade que afeta milhoes de pessoas.

No último meio século se aprovaram apenas dois medicamentos para tratar o alcoolismo, ainda que atualmente se realizem estudos sobre várias outras substâncias.

Pesquisadores do Centro de Ciências Médicas da Universidade do Texas, em San Antonio, expuseram os resultados preliminares do ondansetron em um estudo que está sendo publicado na revista "Jornal da Associaçao Médica Norte-americana".

Os laboratórios Glaxo-Wellcome sao os fabricantes do ondansetron. O estudo foi financiado pelo Instituto Nacional sobre Abuso do Alcool e Alcoolismo.

O ondansetron resultou efetivo em pacientes de alcoolismo juvenil, quer dizer, aquele que se contrai no mais tardar aos 25 anos de idade, disse o doutor Bankole Johnson, o psiquiatra que dirigiu a pesquisa. Esses alcoólatras têm em geral uma predisposiçao biológica ao alcoolismo e nao respondem bem aos simples conselhos, ao mesmo tempo em que exibem conduta anti-social e recaem com facilidade.

Um desequilíbrio entre duas substâncias segregadas pelo cérebro, a serotonina e a dopamina, parece criar uma necessidade de beber nos alcoólatras juvenis, disse Johnson. A capacidade do ondensetron para regular o equilíbrio entre a serotonina e a dopamina poderia explicar porque a substância foi tao efetiva em tais tipos de alcoólatras, acrescentou Johnson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;