Internacional Titulo
Médico sérvio é condenado por crimes contra a humanidade
Da AFP
31/07/2003 | 11:46
Compartilhar notícia


O Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia condenou esta quinta-feira a prisão perpétua um médico sérvio da Bósnia declarado culpado de crimes contra a humanidade e crimes de guerra por uma campanha de perseguições realizadas contra os civis não-sérvios de Prijedor (Bósnia).

O condenado, Milomir Stakic, comandou perseguições contra os civis muçulmanos e croatas de Prijedor, sendo esta a pena mais dura pronunciada até o momento pelo TPI.

"A Câmara considera a Milomir Stakic culpado de extermínio, perseguição, expulsão forçada e assassinato (...)" que integram os crimes contra a humanidade os crimes de guerra e lhe condena a prisão perpétua, declarou o juiz alemão Wolfgang Schomburg.

Milomir Stakic, de 41 anos de idade, foi absolvido da acusação de genocídio.

"Apesar do sistema de atrocidades cometidas contra os não-sérvios de Prijedor, a Câmara considera que o assunto não é um caso de genocídio mas de perseguição, expulsão forçada e extermínio", declarou o juiz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;