Internacional Titulo
Pinochet será interrogado no sábado
Do Diário OnLine
Com AFP
24/09/2004 | 21:19
Compartilhar notícia


Fontes judiciais informaram que o juiz chileno Juan Guzmán Tapia decidiu interrogar, no sábado, o ex-ditador Augusto Pinochet para que esclareça sua responsabilidade nos crimes ligados à ‘Operação Condor’.

O magistrado tomou a decisão um dia depois que a Corte de Apelações de Santiago, capital, rejeitou os últimos recursos apresentados pelos advogados do general Pinochet contra o interrogatório, que inicialmente deveria realizar-se no começo de setembro.

Guzmán Tapia fará a "declaração indagatória" ao meio-dia de sábado na residência do ex-ditador, no bairro de La Dehesa, leste de Santiago, acrescentaram as fontes.

Pinochet, 88 anos, que governou o Chile de 1973 a 1991, ficou em mãos do juiz depois que a Corte Suprema o privou da imunidade de que gozava por sua qualidade de ex-presidente, no dia 26 de agosto passado. Além disso, seus filhos haviam alegado que o general estava muito idoso, com saúde frágil e não tinha condições psicológicas de ser interrogado.

O ex-ditador deverá, agora, explicar se teve participação nos assassinatos e desaparecimentos forçadas da ‘Operação Condor’, coordenada pelas ditaduras militares sul-americanas para eliminar a oposição nos anos 70.

Histórico- Esta será a segunda vez que Pinochet enfrenta o juiz numa situação parecida. Em janeiro de 2001, Guzmán Tapia o interrogou e o acusou dos crimes da ‘Caravana da Morte’, uma comitiva militar que, segundo suas ordens, percorreu o país em setembro e outubro de 1973, torturando e matando prisioneiros.

Esse primeiro processo, no entanto, foi arquivado em julho de 2002, quando a Corte Suprema acolheu o recurso de que Pinochet sofria de demência moderada que o impedia de se defender nos tribunais.

Paralelamente ao processo relacionado à ‘Operação Condor’, o juiz Sergio Muñoz já ouviu Pinochet no dia 5 de agosto deste ano, como parte de uma investigação para esclarecer a origem das contas secretas que manteve no Riggs Bank de Washington, capital americana, com depósitos estimados em US$ 16 milhões.

O ex-presidente de fato, que em novembro completará 89 anos, deixou na última sexta-feira o Hospital Militar de Santiago, onde permaneceu por 48 horas, em conseqüência de dificuldades respiratórias que se somaram a um quadro de diabetes, problemas cardíacos e outras infecções.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;