Cultura & Lazer Titulo
Ribeirao Preto abre 5ª Festa do Livro
Do Diário do Grande ABC
24/04/2000 | 17:32
Compartilhar notícia


A 5ª Festa do Livro, que comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, completados domingo, será aberta nesta terça-feira, a partir das 19 horas, em Ribeirao Preto, interior de Sao Paulo. O evento resgata uma tradiçao espanhola - de troca de livros e flores entre homens e mulheres - que começou na Catalunha na década de 20 e é recomendada pela Organizaçao das Naçoes Unidas para a Educaçao, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os homens presenteiam as mulheres com flores, que retribuem com um livro.

O costume teve origem na lenda de Sao Jorge e a princesa Margarita, salva das garras de um dragao por um nobre. "É uma história de amor, sensibilidade e amizade", afirma o diretor da Editora Palavra Mágica, Galeno Amorim, que investe na idéia da festa desde 1996. O evento é um dos grandes acontecimentos da literatura no interior paulista e integra o calendário oficial da Secretaria da Cultura de Ribeirao Preto, além de estar enquadrada na Lei Rouanet de incentivo à cultura.

A festa será na Villa di Toscana, no centro, uma vila operária de estilo europeu, que é decorada com para ganhar ares espanhóis. A entrada é gratuita e na programaçao consta, ainda, dança flamenca, sangria (coquetel de vinho com frutas), performances teatrais e música típica, além de uma exposiçao de ilustraçoes de livros infantis de artistas locais e do lançamento de um livro infantil que conta a história de Sao Jorge e o Dragao. O Dia Mundial do Livro homenageia, também, as mortes de dois importantes escritores: Miguel de Cervantes e William Shakespeare, falecidos nessa data, em 1616.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;