Cultura & Lazer Titulo
Meio século da arte de Ismênia Coaracy
Everaldo Fioravante
Especial para o Diário
31/07/2000 | 18:54
Compartilhar notícia


  A exposiçao Metamorfose - 50 anos de Arte de Ismênia Coaracy está em cartaz até domingo no Museu da Casa Brasileira, em Sao Paulo. Com curadoria de Robert Richard e Deni Saez, de Sao Caetano, a mostra é uma retrospectiva composta de 80 trabalhos produzidos entre 1950 e 2000 por Ismênia Coaracy, 82 anos, considerada uma das mais importantes pintoras do país.

Com pinturas, gravuras, fotomontagens e colagens, o evento também acabou provocando outra homenagem a Ismênia: a Telefônica, com a série Eventos, traz três obras de Coaracy impressas em cartoes telefônicos, com tiragem de 300 mil cada.

As telas que ilustram os cartoes sao Os Inocentes, Executivos e O Leiloeiro, representativas das décadas de 60, 70 e 90, respectivamente.

"Essa mostra é uma experiência fantástica para mim. Já participei de muitas exposiçoes, coletivas e individuais, nacionais e internacionais. Mas esta é muito significativa: reúne trabalhos de diversas fases. Eu já tinha essa idéia de uma retrospectiva, mas isso nao que dizer que vou parar. Pelo contrário: enquanto puder, vou trabalhar", disse Ismênia.

Quanto aos cartoes, a pintora acredita que sao muito importantes iniciativas como essa: "Com certeza é uma ótima divulgaçao para a cultura nacional. Mas poderia ser mais divulgado e explicado, porque eu acho que muitas pessoas vao usar os cartoes sem sequer saber o que está impresso neles".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;