Internacional Titulo
Junta militar impõe toque de recolher na capital de Mianmar
Da AFP
25/09/2007 | 17:06
Compartilhar notícia


A junta militar birmanesa impôs nesta terça-feira toque de recolher em Yangun e declarou a cidade, a capital de Mianmar, área militar "restrita", após vários dias de protestos.

O anúncio foi feito por meio de alto-falantes por oficiais do governo que cruzaram a cidade em caminhões. A ordem foi divulgada às 20h45 locais, mas só entrará em vigor a partir de quarta-feira.

A determinação impõe o toque de recolher entre as 21h e as 5h. A cidade de Yangun e seu entorno passam a ser considerados "área restrita", termos usados geralmente para descrever zonas militares ou de conflito.

As restrições serão aplicadas durante 60 dias. Uma ordem similar foi divulgada na cidade de Mandalay.

"Esta ordem foi tomada por causa dos protestos. Não organizem grupos de mais de cinco pessoas", advertiu a mensagem divulgada pelos alto-falantes.

Há alguns anos, o governo de Mianmar não permite concentrações de mais de cinco pessoas, mas a lei tem sido ignorada pelos manifestantes nas últimas cinco semanas.

Monges budistas lideraram as duas últimas manifestações, que reuniram mais de 100 mil pessoas nas ruas de Yangun segunda e terça-feira. Pelo menos 200 soldados e policiais antidistúrbios foram mobilizados no centro da cidade hoje.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;