Política Titulo
Lula rechaça crise com a Argentina, mas reconhece 'problemática'
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
11/05/2005 | 17:53
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou nesta quarta-feira em Brasília, durante o encerramento da Cúpula América do Sul – Países Árabes, que Brasil e Argentina não enfrentam qualquer tipo de crise. "Não tem nada entre Brasil e Argentina", afirmou. Os boatos de que a 'convivência' entre os dois países estava abalada ganharam força após o presidente argentino, Néstor Kirchner, retornar a Buenos Aires antes do encerramento da Cúpula.

"Kirchner participou da reunião como todos os outros. Aliás, mais um pouco, porque nós tivemos o privilégio de jantar juntos, na segunda-feira à noite", explicou Lula. No entanto, ele reconheceu a existência de alguns empecilhos nas relações comerciais entre as duas principais nações sul-americanas. "Nós precisamos construir um processo para que não fique apenas discutindo o varejo de um ou outro setor econômico que se sente prejudicado aqui e ali, porque isso vale para as duas partes", analisou o governante brasileiro.

Lula reconheceu também que muitas vezes as reclamações do governo argentino são absolutamente compreensíveis. "Muitas vezes, a Argentina reclama, e muitas vezes tem razão, porque nós precisamos, nestes acordos, de contribuir com uma discussão de que a Argentina possa fortalecer a sua industrialização", disse o presidente, que aproveitou a oportunidade para classificar como "extraordinária" a reunião dos empresários argentinos com o governo brasileiro.

Bem humorado, Lula declarou que Brasil e Argentina não se entendem apenas no futebol, em especial no seu time do coração. "Se tem uma coisa que está meio nervosa entre Brasil e Argentina, é o meu Corinthians."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;