Política Titulo
Governo vai remanejar verbas do PAC para projetos adiantados
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
09/11/2007 | 15:28
Compartilhar notícia


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse nesta sexta-feira que as verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) destinadas a obras que estão com andamento lento serão repassadas para aquelas com andamento mais avançado para acelerar ainda mais a execução.

"Tira de um lugar, coloca em outro, mas não quer dizer que estamos abandonando esses empreendimentos (com andamento lento). Eles receberão recursos de volta no ano que vem e, portanto, vamos acelerar o PAC com essas medidas neste ano", assinalou.

Para o ministro, na próxima prestação de contas do PAC, prevista para janeiro de 2008, o resultado do andamento das obras será melhor. Segundo ele, é “normal” que só agora o programa comece a ter um ritmo de execução maior, porque passou por um período de preparação de projetos e de licitações.

No segundo balanço do PAC, divulgado no dia 20 de setembro, 9,7% das ações do programa foram classificadas como preocupantes, com relação ao andamento. Outras 10,4% merecem atenção, apesar de estarem com o cronograma em dia, por seu “risco potencial”, e 79,9% estão em ritmo adequado.

Em relação à aplicação do dinheiro previsto no Orçamento para o PAC, até o dia 18 de setembro o governo havia gasto 9,3% dos R$ 14,771 bilhões estimados para 2007. Até abril, quando foi divulgado o relatório anterior, havia sido gasto 0,2%. O valor empenhado - ou seja, liberado para os gastos - corresponde a 45% em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;