Economia Titulo
BC chinês diz que vai prevenir e resolver riscos financeiros de forma efetiva em áreas-chave
26/01/2024 | 15:00
Compartilhar notícia


O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) afirmou nesta sexta-feira, 26, que pretende "prevenir e resolver efetivamente riscos financeiros em áreas-chave" para a economia do país, em comunicado divulgado após reunião entre presidente do BC, Pan Gongsheng, e dirigentes do conselho monetário.

Em nota, o banco central chinês se compromete a: promover a construção de redes de segurança financeira; melhorar o monitoramento de risco para avaliar e avisar antecipadamente as instituições; melhorar mecanismos de correção de riscos financeiros com restrições mais rígidas; e dar controle total para o papel dos fundos de garantias da indústria e da estabilidade financeira. "Vamos cooperar com governos locais e departamentos relevantes para resolver os riscos de modo estável e efetivo em áreas e instituições chave", afirmou.

A reunião também definiu outros objetivos, como manter a estabilidade da política monetária, ampliar a abertura para mercados financeiros externos, usar diversas ferramentas para garantir liquidez ao sistema financeiro e prover suprimento de dinheiro capaz de atender as metas de crescimento econômico e de preços.

Além disso, o PBoC pretende acelerar a construção de um sistema moderno para o banco central ao melhorar a estrutura das políticas monetária e macroprudencial para atingir as metas de estabilidade financeira e do yuan.

De acordo com ele, o novo sistema de infraestrutura será "independente, controlável, seguro e eficiente".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;